Quem tem ou já dirigiu um carro recente da Volkswagen inegavelmente aponta a transmissão manual da fabricante alemã como uma das melhores do mercado, seja pela precisão dos engates, bem como pelo curso rápido da alavanca, entre outras qualidades.

A boa notícia é que a marca revelou nesta segunda-feira (15) sua mais nova caixa de câmbio manual, que promete ser o “estado da arte” na categoria, como ela mesma classifica. Trata-se da inédita transmissão MQ281, que atuará com motores capazes de entregar torque máximo entre 200 e 340 Nm, ou 20,4 até 34,6 kgfm.

Com 6 marchas a frente além da ré, a nova transmissão foi projetada em especial para atender o avanço dos SUVs na preferência dos consumidores, tipo de modelo que geralmente é equipado com rodas de diâmetros maiores. 

Segundo Helmut Göbbels, chefe de desenvolvimento de transmissões manuais e sistemas de tração integral da Volkswagen, a premissa no desenvolvimento da MQ281 foi a de aprimorar a eficiência dos carros nos quais ela vai figurar. “Nós empregamos ferramentas de desenvolvimento virtuais, que nos permitiu projetar um sistema totalmente novo de condução do óleo pela caixa. Com isso, conseguimos uma lubrificação uniforme e ideal para engrenagens e rolamentos, reduzindo a quantidade de óleo para apenas 1,5 litro”, explica a executivo da VW. De acordo com a fabricante, a MQ281 permitirá uma redução de até 5 gramas de CO2 por quilômetro dependendo da combinação câmbio-motor nos modelos em que vai figurar. 

A combinação de diferentes materiais, como o alumínio, e a distribuição correta dos mesmos pela caixa também fazem a diferença. A nova transmissão também ajuda no conforto a bordo, emitindo menos vibrações audíveis ou perceptíveis no interior do carro.

A nova transmissão começará a ser fabricada em Barcelona, na Espanha, além de Córdoba, na vizinha Argentina. Procurada pelo Autoo, a Volkswagen informou que, no momento, não existe previsão da nova caixa MQ281 figurar em algum modelo produzido no Brasil. Na Europa, por sua vez, caberá ao Passat estrear o câmbio, que progressivamente será adotado por outros modelos na região.  

 

Transmissão MQ281 atenderá motores com uma faixa de torque de 20 a 35 kgfm
Transmissão MQ281 atenderá motores com uma faixa de torque de 20 a 35 kgfm
Imagem: Divulgação

 

 

 

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/