Evoque terá somente motores híbridos; Defender ganhará uma versão maior

Após anúncio de novo plano estratégico, Jaguar Land Rover deverá apostar na eletrificação e diversificação dos modelos
Acima a presente geração do Range Rover Evoque

Acima a presente geração do Range Rover Evoque | Imagem: Divulgação

Desde o início de março, o grupo Jaguar Land Rover vem anunciando mudanças. Hoje controlada pela gigante indiana Tata Motors, a empresa informou um novo plano estratégico, onde a Jaguar passaria a ser 100% elétrica a partir de 2025 e toda sua operação seria carbono neutro já em 2029. Os efeitos da decisão já começam a aparecer.

De acordo com o Autocar India, os modelos da Land Rover passarão a contar apenas com motorizações híbridas ou eletrificadas a partir de 2026. Nos próximos anos, os modelos usarão uma de duas plataformas: MLA, para motores a combustão, e a EMA, específica para elétricos. As informações teriam sido compartilhadas em uma reunião com investidores.

Land Rover Discovery Sport 2020
Land Rover Discovery Sport
Imagem: Divulgação

Os primeiros detalhes vazados dão conta de que a nova plataforma EMA será apresentada em 2024. Ela será usada pelas próximas gerações de modelos como Land Rover Discovery Sport e o Range Rover Evoque. Apesar de pensada para elétricos, com a construção ao redor do espaço para as baterias no assoalho, os modelos ainda poderiam usar conjuntos eletrificados com motores a combustão compactos e eficientes.

Defender 130 irá voltar

Land Rover Defender 2020
Land Rover Defender 110
Imagem: Divulgação

A configuração mais longa do clássico modelo da Land Rover era oferecida com carroceria de picape na geração original. Agora, isso deve mudar. De acordo com o Automotive News Europe, o novo Defender 130 manterá as linhas dos SUVs 90 e 110 já apresentados, mas com foco no maior espaço interno. Sua chegada deve ocorrer nos próximos 18 meses.

Informações vazadas antes da apresentação do novo Defender já apontavam para o retorno da versão 130, tendo 5,1 m de comprimento. Para comparação, o 110 tem 4,76 m. O entre-eixos, porém, manter-se-á em 3,02 m. A ideia seria que a novidade poderia oferecer capacidade para levar até 8 passageiros. O lançamento deveria ter ocorrido ainda no ano passado, mas pandemia atrasou o cronograma da empresa. As opções de motorização e tração devem ser as mesmas do novo Defender 90 ou 110. 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!