Após um flagra importante realizado pelo canal A Roda, já sabemos definitivamente que a Peugeot vai mesmo trazer o facelift do 2008 que já ocorreu há um bom tempo na Europa também para o SUV compacto produzido aqui. Com isso, o modelo ganhará a mesma identidade visual dianteira dos primos maiores e mais sofisticados 3008 e 5008.

Basicamente o novo Peugeot 2008 linha 2020 terá um para-choque frontal redesenhado e uma grade maior e mais pronunciada. Os faróis e o capô não deverão ser alterados. A lateral e a traseira do modelo devem permanecer como estão, talvez com um ou outro retoque nas lanternas e desenho das rodas de liga leve.

Segundo apuração do site UOL Carros, o facelift para o Peugeot 2008 deverá estrear no mercado em maio com uma novidade muito relevante sob o capô. Trata-se, finalmente, do “casamento” entre o motor 1.6 THP e o câmbio automático de 6 marchas, combinação já oferecida no Citroën C4 Cactus.

Desde o lançamento do Peugeot 2008 no Brasil, muita gente custou a entender as razões pelas quais a marca nunca havia oferecido uma versão automática para o modelo com motorização 1.6 turbo, em especial por se tratar da configuração topo de linha do SUV. Além disso, no segmento, o câmbio automático é a transmissão que domina a preferência dos clientes.

Alguns rumores davam conta que o projeto do Peugeot 2008 não permitia acomodar a caixa automática em conjunto com o motor 1.6 THP por uma limitação física de espaço na área destinada ao conjunto mecânico, algo que, ou não se comprovou verdadeiro, ou a engenharia da marca fez um bom trabalho para adaptar o conjunto mecânico.

Hoje em dia o Peugeot 2008 conta com uma participação muito discreta entre os SUVs compactos, ocupando apenas a 10ª posição em vendas de acordo com o ranking do Autoo para a categoria. No primeiro bimestre do ano, o modelo somou apenas 1.271 emplacamentos, enquanto o atual líder da categoria, o Jeep Renegade, foi a escolha de 9.489 pessoas.

Se compartilhar com o Citroën C4 Cactus o excelente desempenho das versões 1.6 THP, que aceleram de 0 a 100 km/h em ótimos 7,3 segundos, certamente o Peugeot 2008 poderá registrar uma procura bem melhor em termos de vendas.

 

Acima o atual Peugeot 2008 vendido na França
Acima o atual Peugeot 2008 vendido na França
Imagem: Divulgação

 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/