O carro que praticamente tirou a Fiat de uma iminente falência mudou. O Grande Punto surgiu há quatro anos no Salão de Frankfurt como substituto do Punto trazendo como diferencial o visual inspirado na Maserati com frente pronunciada e os faróis de refletor único. Agradou tanto que a marca correu a reproduzir seu estilo – criado pelo estúdio Giugiaro - em outros carros.

Foi o ponto de virada para a marca que, de lá para cá se recuperou financeiramente e até assumiu a combalida Chrysler. Pois no mesmo evento que o viu nascer a Fiat mostra agora o Punto Evo, uma “evolução” do projeto original na visão da montadora.

Mas o que as fotos mostram é justamente o rompimento com o belo e limpo design de Giugiaro. A nova frente ganhou uma grade gigante com inspiração na Aston Martin e uma barra pronunciada que acomoda a placa, os faróis de neblina e luzes de direção. Uma pequena grade superior leva o logo da Fiat e é copiada do Cinquecento, seu atual best-seller.

O interior, por sua vez, ficou mais sofisticado com console com linhas mais largas, assim como o Bravo, o hatch médio da marca. Materiais nobres foram usados para conferir mais requinte ao modelo.

Na parte mecânica, um novo motor 1.4 com sistema MultiAir que usam válvulas eletroidráulicas para reduzir consumo de combustível. Mas a montadora não divulgou os números de desempenho – certo mesmo é o cada vez mais popular sistema “Start-Stop”, que desliga o motor em momentos de pouco uso.

O Punto Evo será lançado na Europa em outubro. Nosso Punto que, apesar do visual, utiliza outra plataforma, pode ganhar a reestilização no ano que vem.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/