Fiat Scudo é o sucessor do Doblò no Brasil; confira detalhes do furgão

Modelo tem o lançamento no país confirmado para o próximo dia 23
Acima detalhe do Fiat Scudo comercializado na Europa

Acima detalhe do Fiat Scudo comercializado na Europa | Imagem: Divulgação

Agora é oficial. A Fiat confirmou nesta terça-feira (14) a introdução do Scudo em seu portfólio de veículos comerciais no Brasil. 

Furgão de porte médio, caberá ao Scudo suprir a lacuna deixada pelo Doblò Cargo no mercado nacional, sendo posicionado, portanto, entre o Fiorino e a gama Ducato. 

O Scudo traz em sua proposta combinar a alta versatilidade para o transporte de cargas com o conforto de rodagem de um automóvel de passeio. 

Em seu comunicado confirmando a estreia do Scudo no Brasil, a Fiat promete ainda que o furgão vai oferecer “modernidade, robustez e ótimos custos operacionais para rotinas longas de trabalho”. 

Fiat Scudo conta com três tamanhos de carroceria na Europa
Fiat Scudo conta com três tamanhos de carroceria na Europa
Imagem: Divulgação

O lançamento do Fiat Scudo está confirmado para o dia 23 deste mês, quando os detalhes definitivos da configuração escolhida para o mercado brasileiro serão revelados. 

Na Europa, o Scudo conta com três opções de carroceria, com comprimentos variando entre 4,60 m e 5,30 m, resultando em capacidades volumétricas de 4,6 a 6,1 m³. O furgão pode carregar até 1,4 tonelada de carga, também dependendo da configuração. 

Compartimento para cargas é altamente versátil
Compartimento para cargas é altamente versátil
Imagem: Divulgação

A altura de 1,90 m do Scudo, por sua vez, o torna passível de circular por shoppings e outros locais geralmente destinados a carros de passeio. 

Também no Velho Continente, o Scudo é ofertado com propulsores diesel de 1.5 l (calibrações de 102 ou 120 cv) ou 2.0 l (145 cv ou 177 cv). O motor de menor deslocamento, mais cotado para a configuração brasileira, trabalha em conjunto com uma caixa manual de 6 marchas, o que favorece a redução do consumo. 

Dependendo da versão, o Scudo europeu pode receber até mesmo o pacote ADAS de assistentes de condução, que contempla, entre outros itens, o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o assistente de permanência em faixa. 

O modelo também traz em sua geração mais recente uma opção completamente elétrica, com autonomia de até 330 km, a qual ainda não sabemos se está nos planos da Fiat para o Brasil. 

Teaser da Fiat confirmando a estreia do Scudo no Brasil no próximo dia 23
Teaser da Fiat confirmando a estreia do Scudo no Brasil no próximo dia 23
Imagem: Divulgação