Sabia que já existiu um Lada Niva 4 portas?

Versão alongada do icônico jipe russo, entretanto, vai sair de linha em breve
Lada Niva 2021

Lada Niva 2021 | Imagem: Divulgação

O Lada Niva original ainda segue sendo produzido na Rússia. E por mais que tenha recebido algumas melhorias, ele é basicamente o mesmo carro que foi vendido no Brasil em meados dos anos 1990 e que estreou no mundo no fim dos anos 1970.

Porém, um capítulo de sua história está perto do fim, já que a versão de quatro portas do jipe deve deixar de ser produzida em dezembro.

Segundo relatos da mídia internacional, por mais que a Lada não confirme o fim da versão maior do Niva, há informações de que a companhia tem planejado tirar o carro de linha no final deste ano. Entretanto, não será o fim definitivo do jipe, já que a versão de duas portas seguirá em linha e deve permanecer no mercado até 2024, quando um sucessor moderno será lançado.

Surgida nos anos 1990, a versão de quatro portas do Niva seguiu a receita do Land Rover Defender, já que teve seu chassis alongado em relação ao modelo de duas portas. Ele tem um entre-eixos 50 cm maior que a versão mais tradicional do modelo, o que ajuda o carro a oferecer mais espaço para as pernas.

Leia também:
Lada Niva ganhará nova geração em 2024
Projeção antecipa nova geração do Lada Niva
Oficial: Lada Niva volta a ser vendido após 18 anos

Porém, esse espaço a mais não foi capaz de conquistar o público. Desde sua estreia, em 1993, o Niva quatro portas vendeu cerca de 100 mil unidades, que dá uma média de 3.500 carro por ano, aproximadamente. Enquanto isso, a versão convencional já vendeu mais de 3 milhões de unidades em 44 anos, o que dá uma média de 68 mil unidades ao ano.

Enquanto a nova geração do Niva não é lançada, a Lada deve utilizar o que já tem na gama para preencher a lacuna do modelo de quatro portas. E seu substituto pode ser o próprio Niva. Na verdade, a segunda geração do modelo, que é vendido como Niva Travel na Rússia.

Esse modelo surgiu nos anos 1990 e foi desenvolvido em parceria com a Chevrolet. Tanto que chegou a ser vendido como Chevrolet Niva, como parte do acordo, o que fez a Lada rebatizar a versão original do Niva de 4x4. Porém, esse acordo acabou em 2020, e desde então a marca russa pode utilizar o tradicional em seus modelos.

Lada Niva 2021
Lada Niva 2021
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa