Flagras sinalizam que nova geração do Hyundai Creta deverá adotar visual próprio na Rússia

Assim como para o mercado brasileiro, SUV atualizado deverá ser lançado neste ano
Flagra do novo Creta em teste na Rússia: por lá, SUV deverá ganhar visual próprio

Flagra do novo Creta em teste na Rússia: por lá, SUV deverá ganhar visual próprio | Imagem: Kolesa

O site russo Kolesa começa a semana com um flagra interessante. Por lá, um protótipo da nova geração do Hyundai Creta foi observado nas ruas de São Petersburgo, onde o SUV é produzido localmente, e sinaliza que o modelo de fato deverá adotar mudanças estéticas próprias para aquele mercado.

Como noticiamos no ano passado, o chefe da operação da Hyundai naquele país, Alexey Kalitsev, afirmou que a nova geração do SUV de fato teria uma identidade própria e distinta em relação ao Creta já à venda na Índia, por exemplo. “Posso dizer com 100% de certeza que nova a geração do Creta russo terá diferenças significativas (em relação aos demais). Será um projeto totalmente novo”, afirmou o executivo à época. 

É importante ficarmos de olho nas declarações do executivo russo, uma vez que isso pode abrir margem para que a Hyundai também possa adaptar o projeto do modelo para as preferências do público brasileiro. É importante citar, entretanto, que as unidades em teste em solo nacional remetem claramente ao Creta indiano. Portanto, trata-se de um sinal da Hyundai de que o modelo global será produzido aqui talvez sem mudanças estéticas significativas. 

É fato que o design do novo Creta, assim como ocorreu com a nova geração do HB20 nacional, tornou-se mais arrojado em relação ao SUV atual e pode ser que não caia no gosto popular logo de cara. De qualquer forma, o SUV deverá trazer atualizações importante na parte interna, com todo o habitáculo revisto e acrescentando uma central multimídia mais moderna. 

Na Rússia, onde também é comercializado com motores 1.6 16V e 2.0 16V, o Creta de nova geração deverá manter o catálogo de propulsores. Por lá, uma exclusividade do SUV é que ele conta com opção de tração integral, algo necessário devido ao clima mais extremo do país. 

Aqui no Brasil, uma novidade esperada em conjunto com a atualização do Creta é a introdução do motor 1.0 turbo com injeção direta aplicado na linha HB20 em suas configurações topo de linha. O propulsor deverá ser nacionalizado e certamente vai conferir mais eficiência ao modelo, ponto onde o atual Creta precisa melhorar. Talvez as versões de entrada do SUV atualizado permaneça com algum dos motores atuais. 

Na Rússia, a apresentação do novo Creta está confirmada para este ano. O mesmo deverá ocorrer aqui no Brasil, talvez ao longo do segundo semestre. Vamos acompanhar.

Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia
Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!