Ford diz que V8 no Bronco não vai acontecer

Apesar de rumores de configurações com motor maior, marca afirma que legislação de emissões não permite seu uso
Ford Bronco 2021

Ford Bronco 2021 | Imagem: Divulgação

A Ford tratou de adereçar os mais recentes rumores de que o novo Bronco ganharia mais cedo ou mais tarde um motor V8 como opcional. Embora o espaço para aplicar o motor maior do SUV exista, a marca do oval azul afirmou que precisa manter as emissões de CO2 da nova geração do utilitário esportivo sob controle.

Eric Loefller, engenheiro-chefe do projeto Bronco, afirmou em entrevista à revista norte-americana Muscle Cars & Trucks que “temos que gerenciar as implicações de emissão de CO2 do produto. Do jeito que os requisitos regulatórios são agora, tudo é baseado na pegada de carbono (emissão de poluentes). Se você olhar para os SUV menores, a meta é muito restrita em termos de emissão de CO2 ". Com isso a mídia dos EUA afirma que uma variante com motor V8 para o Bronco não está nos planos. 

Saiba mais: veja todos os detalhes do novo Ford Bronco

O engenheiro acrescentou que a quantidade de cilindros perdeu seu apelo nas mentes dos motoristas. Hoje, os compradores se preocupam com a potência, o torque e a economia de combustível, mas não estão exigindo especificamente o propulsor oito cilindros sob o capô. A Ford argumentou que o EcoBoost V6 2.7 turbo é o motor certo porque satisfaz tanto os motoristas quanto os reguladores. 

"Se a experiência do cliente fosse significativamente melhorada com um motor Coyote (5.0 V8 do Mustang), tal opção teria sido seriamente considerada. Com toda a honestidade, esse motor EcoBoost é muito bom, e quando você guia ele, não pensa que gostaria de ter um motor maior”, informou Jeff Seaman, gerente de programa global da Ford.

Apesar de parecer que a Ford não tem interesse em colocar um motor maior no Bronco, não significa que o SUV permanecerá limitado aos atuais 310 cv de potência do V6 2.7 turbo. A imprensa norte-americana especula que a Ford está se preparando para adicionar o Bronco à sua gama de modelos com o emblema Raptor, como a picape F-150, de maior desempenho e foco no fora-de-estrada. Com isso, ainda haveria espaço para se aumentar a performance do propulsor sem necessariamente o substituir.

Ford Bronco 2021
Ford Bronco 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!