Com chance de chegar ao Brasil, Ford apresenta a nova ''família Bronco''

Modelos contarão com as variantes de 2 e 4 portas e foco no off-road
Família Ford Bronco e Bronco Sport 2021

Família Ford Bronco e Bronco Sport 2021 | Imagem: Divulgação

Após cinco gerações, a Ford decide reviver um modelo histórico em sua gama norte-americana. Estamos falando do Bronco, modelo que foi concebido como uma alternativa mais robusta para o off-road e agora estreia sua sexta geração com direito até a uma família própria.

Como já era conhecido, o novo Bronco será oferecido com a tradicional carroceria 2 portas, além de uma inédita variante 4 portas e do Bronco Sport, que vamos abordar mais adiante. Todos eles terão sistemas de tração integral com um avançado sistema de gerenciamento batizado com a sigla G.O.A.T. (Go Over Any Terrain), um acrônimo que foi usado para identificar a primeira geração do Bronco. A tecnologia conta com sete ajustes automáticos do carro para encarar diversos tipos de terrenos, como lama, travessia de trechos alagados, neve, entre outros.

Ford Bronco 2021
Ford Bronco 2021
Imagem: Divulgação

A Ford clama que o Bronco terá a melhor altura em relação ao solo na comparação com seus concorrentes diretos, alcançando 29,4 cm. Os ângulos ataque (43,2º), de saída (37,2º) e de rampa (29º) também deverão proporcionar ao Bronco muita facilidade na hora de transpor obstáculos no fora de estrada. O modelo ainda terá uma capacidade de transposição de trechos alagados de até 85 cm.

Além de ser equipado com reduzida e eixo Dana 44 unindo as rodas traseiras, a dupla off-road da Ford conta com os bloqueios de diferencial Spicer Performa-TraK. A suspensão dianteira é independente Além disso, para situações mais extremas e que envolvam o deslocamento acima de pedras ou objetos maiores, completa o conjunto um sistema hidráulico que permite desacoplar a barra estabilizadora. Como um dos 200 acessórios que a Ford vai oferecer para a gama Bronco, os amortecedores especiais da Bilstein de maior curso podem ser adicionados ao utilitário. Os pneus aro 35” também figuram entre os destaques.

Ford Bronco 2021
Ford Bronco 2021
Imagem: Divulgação

Sob o capô, as versões de entrada do Bronco 2 ou 4 portas contarão com o 2.3 EcoBoost (turbo com injeção direta) de 273 cv e generosos 42,8 kgfm. A variante topo de linha, por sua vez, será o 2.7 V6 também da família EcoBoost entregando 314 cv e 55,3 kgfm.

Como já abordamos, a gama Bronco terá um peculiar câmbio manual com 7 marchas. Na realidade, como explicamos anteriormente, trata-se de uma marcha reduzida acompanhada por outras 6 a frente. Segundo a Ford, essa função, chamada em inglês de crawler-gear, trabalhará em uma singular relação de 94.75:1. Também estará disponível uma transmissão automática de 10 marchas, que consegue alcançar uma relação de 67.8:1.

Ford Bronco 2021
Ford Bronco 2021
Imagem: Divulgação

Como ocorre em outros modelos de forte apelo aventureiro, como o Jeep Wrangler, será possível remover as portas e o teto do Bronco, o que permite uma experiência ainda mais imersiva em ambientes remotos. Uma possibilidade interessante é que será possível acomodar as portas no próprio compartimento de bagagens do utilitário, facilitando a recolocação após o passeio. Segundo a Ford, a versão mais acessível do novo Bronco terá preço sugerido de US$ 29.995 nos EUA, o equivalente a pouco mais de R$ 160 mil pela cotação desta segunda-feira.

 

Ao contrário do Bronco 2 ou 4 portas, que conta com estrutura de chassi e uma suspensão mais robusta, o Bronco Sport traz carroceria monobloco, portanto mais confortável para aqueles que desejam um modelo mais adaptado ao uso urbano.

O Bronco Sport também contará com os modos de condução do sistema G.O.A.T, tração integral e um peculiar sistema de dupla embreagem entre as rodas traseiras que opera de forma similar a um bloqueio de diferencial, podendo até mesmo direcionar todo o torque do conjunto para uma roda específica dependendo das condições de aderência.

Bronco Sport 2021
Bronco Sport 2021
Imagem: Divulgação

O Bronco Sport terá opções 2.0 e 1.5, ambos também da linha EcoBoost, com o propulsor de maior deslocamento entregando até 248 cv. Os dois trabalharão em conjunto com uma transmissão automática de 8 marchas. Interessante destacar que as versões 2.0 do Bronco Sport contarão com um sistema de resfriamento adicional para a transmissão e a caixa de transferência, permitindo que o conjunto opere sem intermitência mesmo em terrenos mais desafiadores.

Bronco Sport 2021
Bronco Sport 2021
Imagem: Divulgação

Bem equipado, o Bronco Sport poderá receber o pacote Ford Co-Pilot360, que agrega assistentes de condução avançados, como o alerta de colisão com frenagem autônoma, alerta de pontos cegos, farol alto automático, controlador de velocidade adaptativo, entre outros. O preço do modelo nos EUA ainda não foi revelado.

Bronco Sport 2021
Bronco Sport 2021
Imagem: Divulgação

Aqui no Brasil, o Autoo apurou que são grandes as chances de importação do Bronco Sport ao país por conta do preço mais acessível em relação ao Bronco bem como pelo fato da procedência do modelo com estrutura monobloco. Ele será produzido em Hermosillo, no México, mesma unidade de onde recebíamos o Fusion. De qualquer forma, considerando que a Jeep enxerga espaço no Brasil para o Wrangler Rubicon de mais de R$ 400 mil, pode ser que a Ford considere até mesmo a oferta de toda a gama Bronco. Vamos acompanhar! 

Bronco Sport 2021
Bronco Sport 2021
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou