Se no começo dos anos 2000 coube ao Ford EcoSport inaugurar o segmento dos SUVs compactos, uma categoria que sequer a Ford iria imaginar que se tornaria tão forte como é hoje, a estreia de cada vez mais competidores ofuscou o brilho do precursor EcoSport.

Na linha 2018, a Ford promete dar muito mais fôlego para que o EcoSport volte a figurar entre os modelos mais vendidos da categoria, posição que ocupou, sozinho, durante muito tempo.

As equipes de engenharia e design da fabricante fizeram a lição de casa com louvor, analisando os pontos fortes e fracos de modelos como Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, dentre outros. Com tudo isso na mesa, a Ford preparou uma repaginada bem profunda no EcoSport, que no modelo fabricado no Brasil, como é “lei”, manteve o estepe fixado na traseira ao contrário do que ocorre na Europa e EUA por uma questão de preferência dos consumidores de cada região.

Por fora, as principais novidades no Ford EcoSport 2018 concentram-se na dianteira. Os destaques vão para a grade frontal bem destacada e sintonizada com o novo design adotado pela marca, além dos faróis redesenhados. Os dois caíram bem ao modelo e o resultado geral agrada. 

A principal atração do SUV, contudo, vai para o interior. O banho de loja proporcionado pela Ford fez muito bem ao modelo. O AUTOO conferiu de perto o novo EcoSport 2018 durante a avant-première que a Ford promoveu na Argentina e o resultado nos agradou.

A versão topo de linha Titanium foi exibida aos olhares da imprensa especializada sul-americana e para vários convidados, e nela se destacou a nova opção de revestimento bege claro para o interior. A cor figura no revestimento de couro dos bancos, laterais de portas, dentre outros, conferindo uma atmosfera bem acolhedora e mais caprichada ao habitáculo do SUV. Ainda não se sabe se a tonalidade será uma opção para o EcoSport Titanium 2018 ou se o padrão será único para a configuração mais cara do modelo.

 

O volante é novo e engloba comandos do sistema de som, controlador de velocidade, dentre outros. Além disso, todo o painel e o console central foram aprimorados. A sensação é que o carro saltou uma geração internamente tamanha é a profundidade das mudanças.

Ainda na cabine, o ponto alto da linha 2018 do Ford EcoSport fica com a adoção da central multimídia Sync 3 pelo menos nas versões mais caras como a Titanium. Além da comodidade e segurança que os comandos por voz oferecem, ela permite controlar várias funções do carro pela generosa tela destacada no centro do painel. Trata-se do mesmo sistema operacional presente em modelos bem mais caros, como o Fusion, uma das razões para que a marca quisesse exibir com orgulho esse novo item do EcoSport. Em tempos onde os consumidores demandam cada vez mais carros com bons recursos de conectividade, seguramente a central multimídia Sync 3 será um dos atributos de venda do EcoSport 2018. 

Como já era esperado, o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, confirmou que caberá ao EcoSport 2018 estrear o novo motor 1.5 tricilíndrico de 137 cv no Brasil. O propulsor se juntará ao 2.0 de 175 cv e ambos contarão com versões automáticas. A grande novidade é que a Ford vai abandonar o malfadado câmbio de dupla embreagem por uma caixa automática com conversor de torque, que promete ser mais robusta do que a transmissão PowerShift e seu legado de problemas.

Segundo conseguimos apurar, o Ford EcoSport 2018 começará a ser oferecido em regime de pré-venda no fim de julho, com a chegada às lojas prevista para agosto. Os preços e demais informações técnicas só serão divulgados mais perto do lançamento. Com todas essas mudanças, o Ford EcoSport tem tudo para avançar algumas posições no ranking de vendas.

 
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
 
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Avant-première do Ford EcoSport 2018 realizada na Argentina
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/