Ford Maverick: rival da Toro entra em produção a partir de julho

Picape de entrada da marca do oval azul começará a sair da linha de montagem mexicana da empresa em breve
Projeção do site russo Kolesa antecipando a picape compacta-média Ford Maverick

Projeção do site russo Kolesa antecipando a picape compacta-média Ford Maverick | Imagem: Kolesa/Nikita Chuyko

Ainda em fevereiro, 21 Ford Maverick saíram da linha de montagem da marca em Hermosillo (MEX). Tratavam-se das primeiras unidades pré-série da novidade. No entanto, a espera pelo produto final não deve demorar muito. De acordo com o Ford Authority, a produção oficial da Maverick no México deve ter início em julho.

Como o Brasil mantém um acordo de importação com o México, reduzindo a carga tributária dos carros vindos de lá, e a fábrica da Ford por lá já fornecia o Fusion para nosso mercado, são grandes as chances de que a Maverick também chegue ao Brasil. Com porte menor que o da Ranger atual, a novidade competiria com a Fiat Toro no pouco explorado segmento das picapes intermediárias. Se a expectativa se confirmar, a novidade pode desembarcar no Brasil em 2022.

Ford Maverick: redução drástica na camuflagem sinaliza estreia iminente
Ford Maverick: redução drástica na camuflagem sinaliza estreia iminente
Imagem: Ford Authority

Espera-se que a Ford Maverick tenha preços partindo de cerca de US$ 20 mil no mercado norte-americano, o que seria equivalente a aproximadamente R$ 111,1 mil na conversão direta. É um valor mais baixo que o da Ranger por lá (US$ 26 mil) e equivalente ao cobrado pelo EcoSport naquele país. Para comparação, uma Fiat Toro flex automática de entrada está saindo hoje por R$ 117.190.

Produzida sobre a mesma plataforma do Bronco Sport, outra promessa para o Brasil, a Maverick sairá da mesma fábrica que o SUV. Além disso, também deverá ter as mesmas opções de conjunto motriz: 1.5 turbo de três cilindros ou 2.0 turbo de quatro cilindros. O câmbio deverá ser sempre automático de 8 velocidades, como no Bronco Sport, podendo trazer tração dianteira ou integral. Uma versão mais básica com o motor 2.0 aspirado de injeção direta, que chegou a ser usado no Focus vendido no Brasil, é uma possibilidade que ainda não foi confirmada.

Estilo remete ao Bronco Sport, SUV com o qual compartilha a plataforma; ambos serão produzidos no México
Estilo remete ao Bronco Sport, SUV com o qual compartilha a plataforma; ambos serão produzidos no México
Imagem: Ford Authority