Ford muda visual do Focus Sedan

Recém-lançado no Brasil, carro já tem novo desenho e mais equipamentos no exterior

Novo Ford Focus Sedan | Imagem: Ford

O novo Ford Focus Sedan à venda no Brasil já não é mais tão “novo” assim. O modelo seguiu os passos da versão hatchback já oferecida na Europa com novo visual e passou por seu primeiro facelift de “meia-vida”. A novidade será apresentada ao público no Salão de Nova York, neste mês, nos Estados Unidos.

As mudanças no design do carro começam na grade frontal, que foi ampliada e ficou ainda mais parecida com a de modelos da Aston Martin, enquanto a traseira tem lanternas redesenhadas e até um aerofólio, parecido com o do novo Fusion. Há ainda 10 novas opções de rodas.

Avaliação: Novo Ford Focus Sedan agora é referência

Na cabine, a Ford modificou alguns detalhes de cores pelo painel e acrescentou o novo sistema multimídia SYNC, que melhorou consideravelmente sua interação com smartphones. Outra modificação, está muito bem-vinda, foi a introdução de borboletas para trocas de marcha atrás do volante, no caso de versões com câmbio automático. O sistema substitui o pequeno botão na alavanca para o modo sequencial.

Outras novidades do Focus Sedan 2015 são os sistemas de detecção de objetos em pontos cegos da carroceria, alertando o motorista com alertas visuais e sonoros, e o Lane Assist, que avisa o motorista quando o carro deixa a faixa de rodagem de forma irregular, ajudando a evitar acidentes.

Veja mais: Recém-lançado no Brasil, Focus já mudou na Europa

A lista de motores para o Focus Sedan no exterior é vasta, enquanto no Brasil ele só é oferecido com motor 2.0 flex. A primeira opção é o bloco 1.0 Ecoboost a gasolina em versões de 100 cv ou 125 cv, seguida do 1.5 Ecoboost de 150 cv ou 180 cv. As versões de entrada têm motor a gasolina 1.6 de 85 cv, 105 cv ou 125 cv. Por fim, a linha ainda contempla os propulsores turbodiesel 1.6 de 150 cv e 2.0 de 145 cv. As opções de câmbio são manual, automático e Powershift de dupla embreagem.

O Focus reestilizado, porém, ainda deve levar algum tempo para chegar ao Brasil, afinal o modelo atual (que no exterior foi lançado em 2011) estreou no mercado nacional no último trimestre de 2013 e ainda tem lenha para queimar.