Ford planeja usar fibra de carbono em seus carros e picapes

Plano da marca é utilizar o material mais leve para ajudar na redução de consumo

Ford quer popularizar a fibra de carbono | Imagem: AUTOO

A fibra de carbono é a matéria-prima do futuro quando se fala em construção de automóveis eficientes. Tão resistente quanto ligas metálicas, só que bem mais leve e cara, a fibra especial já é utilizada por montadoras na construção de veículos de alto desempenho, quase sempre esportivos. A Ford quer fazer diferente.

A marca do oval azul acaba de firmar uma parceria com a Dow Automotive Systems, empresa especialista na criação de soluções para a indústria automotiva, para desenvolver um tipo de fibra de carbono mais em conta para seus carros e picapes.

O plano da Ford é reduzir em 340 kg o peso de todos os seus veículos trocando peças metálicas por similares feitas de fibra de carbono e, desta forma, diminuir o consumo de combustível ou aumentar a autonomia de carros elétricos.

"Há duas maneiras de reduzir o uso de energia nos veículos: aumentando a eficiência da conversão de combustíveis em movimento e reduzindo a quantidade de força que um powertrain precisa fazer", disse Paul Mascarenas, Chefe Técnico e de Pesquisa e Inovação da Ford. A fabricante, entretanto, ainda não revelou quando o material mais moderno chegará aos seus modelos de produção.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!