Ford Ranger Limited V6 2024: uma picape com jeito de SUV de luxo

Versão topo de linha do utilitário custa R$ 320 mil, mas está em outro patamar no segmento
Ford Ranger Limited 2024: versão topo de linha da picape média tem força de sobra e conforto para cinco ocupantes

Ford Ranger Limited 2024: versão topo de linha da picape média tem força de sobra e conforto para cinco ocupantes | Imagem: Carlos Guimarães

As picapes médias mudaram e se tornaram mais sofisticadas, umas mais, outras menos. E a Ford Ranger está nesse primeiro grupo. Foi essa a impressão que tive depois de ficar alguns dias com o utilitário que mais se parece um SUV de luxo que não cabe em qualquer vaga, principalmente de condomínios e shoppings.

VEJA TAMBÉM:

De qualquer forma, para quem enriqueceu com o chamado agronegócio, a Ford Ranger V6 Limited 2024 (R$ 319.990) é uma boa pedida para andar pela fazenda com bastante conforto, ou nas idas e vidas do interior para a capital com ajuda do belo conjunto mecânico que inclui motor V6 turbodiesel, câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4 com diferentes modos de condução.

O nível de conforto a bordo da Ranger Limited supera as expectativas. A suspensão dianteira com braços sobrepostos faz um bom trabalho, absorvendo as irregularidades do piso com maestria, mesmo com as rodas de aro 20 opcionais com pneus 255/55R20. Na traseira, o eixo é rígido, mas sem causar tantos solavancos.

Bom também é que o motor V6 3.0 tem nada menos que 250 cv e brutais e 61,2 kgfm a 1.750 rpm, força de sobra até para levar um reboque de porte considerável, como um trailer. Inclusive, há como ajustar o modo de condução para isso, além de monitorar os ângulos de direção e inclinação do veículo pelo sistema multimídia de 12 polegadas, montada na vertical. 

Sofisticação e conforto acima da média

Ford Ranger 2024
Ford Ranger 2024 tem tela de 12,3 polegadas montada na vertical e vários recursos a bordo
Imagem: Divulgação

Outro ponto que merece destaque na Ranger Limited V4 2024 é o bom espaço. Com entre-eixos de 3,27 metros, a nova geração é 50 mm maior na compação com a anterior com o avanço do eixo dianteiro. Na prática isso se traduz em mais comodidade para cinco ocupantes viajarem sem aperto.  

Atualizações e inclusões importantes no interior também incluem saídas de ar para a segunda fila, um painel de instrumentos digital de 8,0 polegadas (que é usado em toda a linha). Ponto positivo também para os porta-objetos, o que inclui bons porta-copos, bem como saber que existem nove airbags para proteção dos ocupantes em caso de acidente.

Junto com tecnologia básica de segurança e conveniência, como faróis automáticos e limpadores com sensor de chuva, há coisas como controle de cruzeiro adaptativo (com funcionalidade stop-and-go), reconhecimento de sinais de trânsito, centralização de faixa e assistência inteligente de velocidade.

O monitoramento de ponto cego pode ser calibrado para funcionar com um trailer acoplado de até 2,4 m de largura e até 10 m de comprimento. Há também assistência de direção evasiva, assistência de manutenção de faixa (com detecção de bordas de estrada), monitoramento da pressão dos pneus e sistema de alerta ao motorista.

Ford Ranger 2024
Ford Ranger 2024 vem com pequenos botões para trocas sequenciais na alavanca, o ideal seria no volante.
Imagem: Divulgação

Se for levar carga, vão 1.250 litros na caçamba com proteção emborrachada para não danificar o assoalho, algo bastante útil para quem está acostumado com picape. Além disso, a Ranger Limited V6 2024 pode carregar 1.023 kg com vários ganchos para amarração e iluminação, quase seja necessário. 

Além do bom desempenho, com tanque de 80 litros de diesel, de acordo com dados do Inmetro, a picape da Ford  pode rodar até 816 km na estrada e 712 km na cidade, considerando a média de 10,2 km/l na cidade e 8,9 km/l e rodando sempre em silêncio, quase não parece que você está ao volante de um veículo a diesel. 

Como picape média, a Ford Ranger Limited mostrou que está em um patamar mais elevado. Agora resta a concorrência trabalhar para chegar no mesmo nível. Entre outras novidades, vem aí a versão renovada da Volkswagen Amarok, mais uma atualização da Toyota Hilux, nova Chevrolet S10 e a nova geração da Mitsubishi L200. 

Ford Ranger Limited 2024:  lanternas full led na traseira e caçamba que  pode legar 1.250 litros, diz a fabricante
Ford Ranger Limited 2024: lanternas full led e caçamba que pode levar 1.250 litros, diz a fabricante
Imagem: Carlos Guimarães

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!