Ford revela sua nova viatura policial nos Estados Unidos
Interceptor Utility é baseado no SUV Explorer e será apresentado pela primeira vez no Salão de Chicago
Desde o Crown Victoria, a Ford já tem uma longa tradição em fornecer veículos para serem viaturas policiais nos Estados Unidos e outras partes do mundo. Ultimamente, a fabricante tem se especializado cada vez mais na tarefa e o fruto desse trabalho surge agora no novo Interceptor Utility, que será apresentado no Salão de Chicago nesta semana.
Baseado no SUV Explorer, o novo Interceptor traz várias soluções customizadas para ajudar os policiais em suas rondas e perseguições. O modelo é 4x4, por exemplo, e o único SUV classificado como ‘veículo de perseguição’ no país. Para isso, a Ford contou com a ajuda de um conselho de departamentos de polícia que acompanharam o desenvolvimento do veículo.
Além da adaptação da carroceria às necessidades de um policial, a nova viatura traz alguns recursos interessantes como a tecnologia ‘Modo de Vigilância’ que alerta o motorista quando alguém se aproxima e fecha portas e janelas automaticamente.
"Desde a suspensão para serviço pesado até a oferta de motores, transmissão e calibração exclusiva da direção, o Ford Police Interceptor é um veículo pronto para atender as necessidades mais exigentes", diz Arie Groeneveld, engenheiro-chefe do projeto.
O Interceptor é blindado no nível III nas portas do motorista e passageiro e possui um sistema com até 25 padrões de luzes diferentes.
Manobras de perseguição
Mas uma das características mais curiosas do modelo é ser preparado dinamicamente para perseguições. Por isso, o carro suporta manobras agressivas de aceleração, frenagem e mudanças de direção. Além disso, até mesmo a manobra ‘J’ de ré – em que o carro gira 180 graus e continua na mesma direção – são previstas no software de controle do veículo.
O Interceptor Utility pode ser fabricado com motor V6 3.7 litros de 308 cv ou V6 3.5 litros EcoBoost, com 370 cv – a transmissão é automática de seis velocidades. Veja outras viaturas especiais no link abaixo: