Ford encerra produção na Índia e fecha fábricas no país

Marca acumulou US$ 2 bilhões de perdas operacionais no mercado em questão
Acima detalhe do Ford EcoSport produzido na Índia

Acima detalhe do Ford EcoSport produzido na Índia | Imagem: Divulgação

Seguindo a mesma decisão adotada para o mercado brasileiro, a Ford anunciou nesta quinta-feira (9) que não vai produzir mais automóveis na Índia

De acordo com comunicado da fabricante emitido hoje, a produção para o mercado indiano cessará imediatamente. As fábricas de Sanand e Chennai, por sua vez, que produzem veículos para exportação, deixam de operar no último trimestre deste ano e no segundo trimestre de 2022, respectivamente. 

Assim como no Brasil, a Ford seguirá atuando como uma importadora na Índia. 

Alguns fatores foram cruciais para a decisão da montadora. Por mais que o mercado indiano seja um dos maiores do mundo, a empresa nunca conseguiu se destacar. Presente na Índia há 27 anos, a Ford não tem nem 2% de participação de mercado.

Além disso, a marca sequer conseguiu firmar parceria com a indiana Mahindra, o que fez a Ford desistir de alguns novos projetos para o país.

Um deles poderia ser um novo EcoSport com motor 1.2 turbo e que utilizaria a plataforma da empresa da Índia. Um outro SUV médio também era especulado, mas os projetos foram descartados com o fim da parceria. 

Motivos

O acordo de união entre as montadoras também previa que a empresa indiana assumisse a operação da Ford em algum momento.

Com o encerramento das negociações, a empresa americana precisou retomar os investimentos locais, o que pode ter agravado ainda mais a situação financeira da marca. 

Segundo o presidente e CEO global da Ford, Jim Farley, a empresa acumula perdas operacionais da ordem de US$ 2 bilhões no mercado indiano ao longo dos últimos 10 anos. 

Outro ponto fundamental para a decisão da Ford é que o mercado indiano é praticamente dominado por carros de baixo custo da Suzuki e Hyundai.

Porém, embora encerre a produção local, a empresa seguirá prestando assistência aos concessionários para que os clientes possam ser atendidos. 

Vale lembrar que a Ford não está sozinha nesta decisão. Recentemente, a General Motors e a Harley-Davidson optaram pelo encerramento da produção local no mercado indiano, já que os resultados das vendas não eram suficientes.

Impactos nos EUA e Argentina

O Ford EcoSport já não existe mais no Brasil desde janeiro, quando a marca optou por fechar todas as suas plantas brasileiras. Mas ele seguia disponível no mercado dos Estados Unidos. Ocorre que a versão vendida em terras americanas é a fabricada na Índia. 

Como o modelo não foi tão bem recebido pelos consumidores dos EUA, o encerramento de produção da Ford na Índia pode resultar no fim do EcoSport nos Estados Unidos. Provavelmente o mesmo deve ocorrer na Argentina, que também recebe o SUV do país asiático. 

Em seu comunicado desta quinta-feira, a Ford anuncia que vai atender todos os pedidos de automóveis para exportação antes do fechamento total de suas fábricas na Índia. 

Ford EcoSport indiano é comercializado na Argentina
Ford EcoSport indiano é comercializado na Argentina
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa