É comum os motoristas viajarem em períodos como janeiro, fevereiro e no Carnaval, que este ano será em março. Um dos destinos mais queridos são as praias e para acessá-las muitas vezes é preciso descer a serra. Mas você sabe utilizar o freio-motor para fazer essa viagem com segurança e sem "perder" os freios do carro?

O freio-motor serve para aumentar o poder de frenagem do veículo, reduzindo o desgaste das lonas e pastilhas, evitando o superaquecimento dos freios por causa do uso excessivo, o que pode causar a perda momentânea de sua eficiência (por diminuição do coeficiente de atrito).

Para acionar o freio-motor basta engatar a marcha e deixar o veículo trabalhar numa rotação abaixo do limite de corte do motor, que é a famosa faixa vermelha que observamos no conta-giros. Em caminhões e ônibus o momento ideal para realizar o freio-motor reside na faixa compreendida pela cor amarela no conta-giros, na qual é possível frear o veículo sem danos. Assim, os pedais do acelerador e embreagem devem estar livres. E para escolher a marcha correta na descida é simples: selecione a mesma que seria utilizada para percorrer o trecho caso fosse uma subida.

Assim sendo, andar na "banguela", ou seja, trafegar em declives com a alavanca do câmbio em ponto-morto ou com o pedal da embreagem acionado, é perigoso e ilegal! Nessa condição o veículo pode alcançar velocidades muito altas, perder o controle e causar danos aos ocupantes e a terceiros.

Logo, a importância do freio-motor vai desde a redução da velocidade do veículo, oferecendo melhor estabilidade e dirigibilidade, além de colaborar com o menor consumo de combustível e emissão de poluentes e ajudar a preservar os componentes do sistema de freios de seu automóvel. Por isso, sempre utilize o freio-motor para tornar sua viagem mais segura e evitar acidentes. 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw