GM inaugura fábrica em Santa Catarina

Unidade fica na cidade de Joinville e fará motores numa primeira fase, mas pode até produzir veículos no futuro

Fábrica da GM em Joinville | Imagem: Divulgação

A General Motors inaugurou nesta quarta-feira (27) sua mais nova fábrica no Brasil, na cidade de Joiville, em Santa Catarina. A unidade já produz cabeçotes e motores, mas apenas agora foi oficialmente aberta.

A nova fábrica exigiu investimentos de R$ 350 milhões e teve sua conclusão postergada há alguns meses. Nessa primeira fase, a GM produz os motores 1.0 e 1.4 Spe/4 que equipam os novos compactos Onix e Prisma, fabricados em Gravataí, no Rio Grande do Sul, além de cabeçotes para a unidade argentina de Rosário.

A capacidade da fábrica é de 120 mil motores por ano e 200 mil cabeçotes e é considerada pela GM a sua unidade mais sustentável no mundo.

Linha de carros

Jaime Ardila, presidente da General Motors para a América do Sul e Brasil, reconheceu que Joinville pode ser ampliada para a fabricação de transmissões no futuro. O executivo admitiu até mesmo uma linha de montagem de veículos: “tudo vai depender do mercado brasileiro”.

O estado de Santa Catarina passa a ser o 9º a contar com uma fábrica de uma montadora de veículos. A BMW será a segunda marca a se instalar no estado com uma unidade para produzir até 32 mil carros em 2014.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!