GM passa VW e assume segunda posição
Fiat segue líder em maio; Peugeot 208 e Hyundai HB20S têm estreias medianas
O mercado brasileiro de automóveis e veículos comerciais leves deu uma leve balançada em maio. A GM, que começa a colher seus frutos após uma série de lançamentos, assumiu a segunda colocação no mês, à frente da Volkswagen. A vantagem foi pequena, com 362 carros a mais e o total de emplacamentos da marca chegou a 53.798 unidades. A Fiat seguiu na liderança, com 67.846 carros vendidos no mesmo período, uma diferença de 14.048 veículos em relação ao segundo colocado.
O avanço da GM vem acontecendo devido aos bons resultados de venda dos modelos Onix, Prisma, Cobalt e Spin.
Outra inversão de posições aconteceu no “pelotão do meio”, com a Hyundai superando novamente a Renault e assumindo a quinta posição do mercado. No mês anterior a marca coreana vendeu 19.078 carros, contra 18.107 da concorrente francesa. Nesse período, o crescimento percentual da Hyundai foi 159% em relação a 2012, enquanto a Renault, no mesmo tempo, cresceu apenas 4%.
Estreantes têm resultados medianos
Maio foi um mês importante para a Hyundai e a Peugeot. A marca coreana iniciou as vendas do HB20S, outro produto da fábrica de Piracicaba (SP), que já trabalhava em ritmo acelerado na produção do compacto HB20. No formato sedã o modelo teve uma estreia modesta. Em seu primeiro “mês cheio” somou 4.363 emplacamentos e ganhou a 6° posição entre os sedãs compactos, ficando a frente de rivais como Ford Fiesta Sedan, Toyota Etios Sedan e Renault Logan.
Já a Peugeot fez menos barulho, no caso o lançamento do 208. O novo compacto somou 2.610 unidades e ficou com o 13° posto de sua categoria, superando modelos como o Citroën C3 e Chevrolet Agile.
Ranking de vendas das marcas em maio:
Montadora | Emplacamentos |
1° - Fiat | 67.846 |
2° - GM | 53.798 |
3° - Volkswagen | 53.436 |
4° - Ford | 27.530 |
5° - Hyundai | 19.078 |
6° - Renault | 18.107 |
7° - Toyota | 15.169 |
8° Honda | 11.849 |
9° Nissan | 6.167 |
10° Citroën | 5.537 |