Governo estaria negociando fábrica da Tesla no Brasil

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, disse em entrevista que tem a intenção de produzir elétricos por aqui
Tesla poderia ser beneficiada por incentivos a carros elétricos no Brasil

Tesla poderia ser beneficiada por incentivos a carros elétricos no Brasil | Imagem: Divulgação

De acordo com o NSC Total, portal de notícias focado no Estado de Santa Catarina, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, afirmou que está em processo de negociações, juntamente ao deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), para a instalação de uma fábrica de veículos elétricos no Brasil.

Apesar de o ministro e o deputado não terem citado a Tesla nominalmente, informaram que “trata-se uma das marcas mais valiosas do mercado atual”. Ao mesmo tempo em que as negociações estariam ocorrendo, um Projeto de Lei (PL 4825/2019) já tramita na Câmara dos Deputados para facilitar a instalação desse tipo de indústria por aqui.

O PL 4825/2019 pede a aprovação de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, assim como a não cobrança de tarifas de importação, para veículos movidos exclusivamente a eletricidade. O projeto, que ainda prevê benefícios para veículos híbridos, pede que tais isenções sejam válidas até o final de 2019.

Apesar de ainda não haver uma comunicação oficial por parte do governo confirmando as negociações, a agenda oficial do ministro Marcos Pontes indicou uma reunião no último dia 12 de fevereiro com Anderson Pacheco, engenheiro sênior da Tesla. Ainda não se fala sobre o local de instalação dessa nova fábrica, mas especula-se uma localização em Santa Catarina, estado representado pelo deputado Freitas, e polos industriais mais estabelecidos no Sudeste. 

Atualização (21/02/2020 às 11h37): por meio de suas redes sociais o presidente Bolsonaro confirmou que, entre outros compromissos, vai abordar em sua viagem programada para março deste ano aos EUA a possibilidade de abertura de uma fábrica da Tesla no Brasil.  

Vista aérea da Gigafactory 1, fábrica da Tesla em Nevada (EUA)
Vista aérea da Gigafactory 1, fábrica da Tesla em Nevada (EUA)
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!