Honda confirma novo HR-V em agosto, Civic Type R no Brasil e rival do Corolla Cross

Marca ainda anuncia a importação da 11ª geração do Civic em seu catálogo híbrido
Acima uma das primeiras imagens oficiais do novo Honda HR-V nacional ainda camuflado

Acima uma das primeiras imagens oficiais do novo Honda HR-V nacional ainda camuflado | Imagem: Divulgação

A Honda realizou uma série de anúncios relevantes na manhã desta quarta-feira (20). 

Começando pelo HR-V, atualmente seu produto mais vendido no Brasil, a fabricante confirmou o lançamento da nova geração do SUV nacional para agosto deste ano. 

Segundo a fabricante, “o modelo irá estabelecer uma nova referência no segmento, com um pacote de tecnologias único em segurança, economia de combustível e conectividade, de forma totalmente alinhada ao novo momento da marca globalmente”. 

A Honda detalha que o novo HR-V nacional será oferecido em quatro versões, sendo duas delas com o mesmo propulsor 1.5 aspirado com injeção direta presente na gama City atualmente comercializada no país. 

Como antecipamos em uma análise recente, com a decisão é provável que a Honda ofereça catálogos com custo-benefício competitivo para o novo HR-V. 

Já as duas opções topo de linha do SUV compacto terão sob o capô o propulsor 1.5 turbo, até então oferecido na 10ª geração do Civic Touring nacional, porém ele se tornará bicombustível para sua aplicação no novo HR-V, passando a operar com etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. 

Segundo a Honda, o 1.5 turbo flex foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. A fabricante, contudo, não revelou os dados de potência e torque do propulsor sobrealimentado.  

Além do desenvolvimento do novo motor, a Honda fez investimentos adicionais para a introdução de novos processos e tecnologias em sua fábrica de Itirapina. Foram investidos 1,1 bilhão de reais para a produção dos modelos New City sedan, New City Hatchback e novo HR-V, complementando o valor inicial de aproximadamente 1 bilhão de reais, anunciado em 2013, na época da construção da fábrica”, completa a fabricante japonesa. 

Honda HR-V RS estreia motor turbo na Indonésia
Honda HR-V RS: versão com motor turbo oferecida na Indonésia
Imagem: Divulgação

Novo Civic

Para o último trimestre deste ano, a Honda anunciou o começo da importação da 11ª geração do Civic ao Brasil. Como já havíamos noticiado no AUTOO, o modelo chegará ao país somente em seu catálogo híbrido e:HEV, sendo oferecido em versão única no nosso mercado. 

Nova geração do Honda Civic chegará ao Brasil em versão única com conjunto propulsor híbrido
Nova geração do Honda Civic chegará ao Brasil em versão única com conjunto propulsor híbrido
Imagem: Divulgação

Avançando para 2023, a Honda terá outro reforço em sua gama de híbridos no país, uma vez que vai comercializar no Brasil o CR-V e:HEV. 

Rival do Toyota Corolla Cross

Também ao longo do ano que vem, a companhia realizará o lançamento local de “um SUV inédito no mercado brasileiro, um novo produto desenvolvido com base na 11ª geração do Civic”. 

Em resposta ao AUTOO, a Honda explicou que o SUV em questão é o mesmo produto apresentado como a nova geração do HR-V para a América do Norte. Aqui no Brasil, por sua vez, o utilitário esportivo terá um novo nome a ser revelado posteriormente. 

É razoável apostar, portanto, que caberá a esse SUV inédito importado vai ocupar uma faixa de mercado acima do HR-V nacional, figurando como o representante da Honda entre os SUVs médios, de olho em modelos como Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, VW Taos, entre outros.

Enquanto isso, você pode conferir, abaixo, o vídeo oficial do modelo divulgado pela divisão norte-americana da Honda: 

Esportivo

Fechando com chave de ouro seu pacote de novidades para o Brasil ao longo dos próximos dois anos, a Honda formalizou a vinda do Civic Type R pela primeira vez de forma oficial ao país. 

Modelo consagrado da marca, o Civic em sua variação de maior apelo esportivo deverá preservar o motor 2.0 turbo utilizado pelo antecessor, porém é esperada uma nova calibração e melhorias técnicas que deverão elevar a potência para um patamar acima dos 314 cv entregues até então. Com câmbio manual, o modelo busca consolidar sua posição de carro mais rápido do mundo com tração dianteira

A confirmação do Civic Type R ao Brasil chega em um momento oportuno, uma vez que é provável que a Toyota também invista na importação do GR Corolla, trazendo para o mercado brasileiro duas notáveis opções de hot hatches

Honda Civic Type R 2023
Honda Civic Type R 2023
Imagem: Divulgação