Honda: foco em eletrificação e nova plataforma global

Montadora também reduzirá o número de versões para otimizar produção; confira mais detalhes
Acima o Honda Pilot vendido nos EUA

Acima o Honda Pilot vendido nos EUA | Imagem: Divulgação

Na tentativa de otimizar seus negócios e, consequentemente, perder menos dinheiro, a Honda promete uma série de medidas para reorganizar sua produção ao redor do mundo. Eficiência para continuar investindo e crescendo é a ordem da vez, uma vez que a montadora anunciou queda de 13% em seu lucro anual.

O CEO da marca, Takahiro Hachigo, afirmou que a fabricante vai lançar uma nova plataforma para seus carros em 2020, sendo que um novo "produto global" será responsável por inaugurá-la no próximo ano. Chamada apenas de Honda Architecture, os próximos carros que a utilizarem poderão dividir até 70% dos componentes que ficam invisíveis ao olhar, como o compartimento para o motor, cabine de passageiros, entre outros pontos. Apenas o design, obviamente, e alguns detalhes do acabamento interno mudarão de um modelo para outro. 

Outro ponto relevante dentro da Honda diz respeito a eletrificação de seus modelos. Toda a gama europeia da montadora será eletrificada até 2025 e, globalmente, a empresa espera que dois terços de seus modelos vendidos ao redor do mundo contem com um conjunto propulsor eletrificado por volta de 2030. Para isso, a Honda vai começar a aplicar seu conjunto propulsor híbrido i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) para praticamente toda sua gama no curto prazo. A nova geração do Honda Fit, que será revelada neste ano no Salão de Tóquio, contará inclusive com uma versão mais compacta do i-MMD voltada para modelos de menor porte. 

O objetivo também é simplificar as linhas em todas as plantas para diminuir custos. Com isso, a empresa vai cortar em 66% o número de versões oferecidas para seus diferentes modelos. A Honda alega, contudo, que não vai retirar nenhum modelo de linha.

Hoje em dia as gamas Fit, Civic, Accord, HR-V e CR-V respondem por cerca de 60% das vendas da Honda ao redor do mundo. A empresa também espera atingir 100% da capacidade de utilização das diversas fábricas pelo mundo em 2020, número que atualmente está em 90%.

 

Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes da quarta geração do Honda Fit
Projeção do designer Kleber Silva antecipando detalhes da quarta geração do Honda Fit
Imagem: Kleber Silva

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa