Honda HR-V terá mudanças profundas, inclusive de posicionamento, em sua próxima geração

SUV compacto da Honda deverá migrar para a plataforma do novo Fit e trazer boas evoluções
Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Honda HR-V

Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Honda HR-V | Imagem: Kleber Silva

Apesar de ainda contar com linhas arrojadas e modernas, o Honda HR-V atual atingiu a marca de seis anos de vida levando em consideração sua estreia no mercado japonês, primeiro local onde foi oferecido e é comercializado com o nome Vezel.

Considerando que hoje em dia o ciclo de uma geração de um automóvel dura em torno de sete anos, é natural que a próxima geração do HR-V esteja em um horizonte próximo para o seu lançamento.

Segundo rumores que já circulam em especial na mídia especializada asiática, o Honda HR-V completamente renovado deverá ser apresentado em maio de 2021, trazendo profundas evoluções tanto em seu projeto, bem como no posicionamento de mercado que passará a adotar.

Em termos mecânicos, o novo HR-V vai seguir a receita atual e também compartilhará a mesma plataforma com as novas gerações de Fit e City, inclusive podendo adotar traços semelhantes para o visual da carroceria, como nos antecipam as projeções de Kleber Silva tomando como base o monovolume e o sedan recentemente atualizados.

Segundo apontam revistas e sites do Japão e da Índia, a tendência é que o Honda HR-V em sua próxima geração cresça consideravelmente em tamanho, passando dos atuais 4,32 m para algo um pouco acima dos 4,40 m, comprimento semelhante ao de um Jeep Compass atual.

A ideia, nos aponta a mídia especializada asiática, é que a Honda transforme o HR-V em um concorrente direto para o Toyota Corolla Cross, transformando, com isso, o HR-V em um SUV de médio porte.

Como já abordamos, a Honda tem nos planos a criação de um SUV inédito que será posicionado abaixo do HR-V, dessa forma mantendo sua presença entre os utilitários esportivos compactos.

Segundo rumores, esse futuro modelo pode atender pelo nome ZR-V e, antes da eclosão da pandemia do novo coronavírus, estava com a apresentação mundial prevista para ocorrer até o fim deste ano. Vamos ver se o cronograma original conseguirá ser mantido.

Voltando ao HR-V, como o modelo atual começou a ser produzido no Brasil em 2015, cerca de um ano após sua estreia no Japão, é provável que a nova geração seja lançada por aqui até o fim de 2022.     

Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Honda HR-V
Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Honda HR-V
Imagem: Kleber Silva
Assine a newsletter semanal do AUTOO!