Honda solta prévia do novo Civic hatch 2022

Menos esportivo, mas mais elegante, versão será apresentada nos EUA no dia 23 de junho
Teaser do novo Honda Civic hatchback 2022

Teaser do novo Honda Civic hatchback 2022 | Imagem: Divulgação

Quase dois meses após a Honda apresentar a 11ª geração do Civic sedã, a marca japonesa agora prepara a estreia da versão hatchback do modelo. Nesta quinta-feira, 10, a divisão norte-americana da montadora revelou uma imagem de teaser do veículo, que tem estreia prevista para o dia 23 deste mês.

Apesar do mistério, o novo Civic hatchback já tinha seu estilo revelado por imagens de patentes em 2020 e, como no caso do três volumes, não traz grandes novidades. Comparado à geração anterior, o modelo de cinco portas está menos ousado e esportivo, mas compensa com uma certa elegância.

As linhas dessa geração são bem mais clássicas e comedidas, cujo maior diferencial é a porção dianteira, alongada e com uma frente mais alta que de seu antecessor. A montagem abaixo revela pontos bastante nítidos dessa mudança de filosofia: a inclinação do para-brisa está menor e a traseira perdeu o spoiler traseiro no alto da tampa do porta-malas.

Comparado ao sedã, o Civic hatchback deve trazer poucas diferenças, mas uma delas é bastante significativa, a oferta da versão com câmbio manual de seis velocidades. Será também a primeira vez que a Honda fabricará essa versão nos EUA, que chegará às lojas ainda em 2021.

A 10ª geração do Civic hatchback (abaixo) comparada à sua sucessora
A 10ª geração do Civic hatchback (abaixo) comparada à sua sucessora
Imagem: Divulgação

À espera do Civic Si e do Type R

O Civic hatch tem conseguido uma presença global até maior do que esperado. Antes um modelo mais voltado aos europeus, que tinham inclusive um modelo bem diferente em gerações mais antigas, o Honda agora expande seus domínios, inclusive sendo a única versão vendida no Japão após o fim do sedã no país há três anos.

A expectativa agora é pela apresentação das versões Si e Type R. Resta saber como a Honda fará a nova geração ganhar algum “tempero” diante de linhas tão sem sal.

Para nós brasileiros, o Civic hatch é um sonho ainda mais distante. A despeito de no passado, os hatches médios terem feito muito sucesso, atualmente esse segmento praticamente morreu, representado basicamente pelo Cruze Sport6.

Ver a 11ª geração do Civic em nosso país também pode ser uma tarefa difícil, visto que a Honda deverá no máximo importá-lo, focando no novo City como um substituto nacional e que contará pela primeira vez com uma versão hatch. 

Imagens de patente do novo Honda Civic hatchback 2022
Imagens de patente do novo Honda Civic hatchback 2022
Imagem: Reprodução