Rival de Compass, Taos e Corolla Cross: devo aguardar pelo Honda ZR-V?

Novidade será importada ao Brasil em 2023 e tem as primeiras informações conhecidas na China
Honda ZR-V é lançado no mercado chinês

Honda ZR-V é lançado no mercado chinês | Imagem: Divulgação

A Honda apresentou o novo ZR-V na China e, com isso, finalmente descobrimos mais detalhes sobre o inédito SUV intermediário da marca, que está confirmado para o mercado brasileiro a partir de 2023.

Caberá ao modelo posicionar a Honda na disputa contra Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e VW Taos, categoria que registra ótima aceitação no país. 

Segundo as primeiras informações obtidas na China, o ZR-V conta com 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos, por sua vez, é de 2,65 m. 

As dimensões posicionam a novidade com uma boa vantagem em relação ao Jeep Compass, que registra 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura e 2,63 m de entre-eixos. Na comparação com o Toyota Corolla Cross (4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos), o Honda também é superior.

Assim como Compass e Taos, o ZR-V dispõe de suspensão independente nas quatro rodas, com layout multibraço no eixo traseiro. O Corolla Cross produzido no Brasil, por sua vez, tem um conjunto mais simples, com eixo de torção entre as rodas traseiras. 

A introdução do ZR-V na gama Honda é facilmente entendida, uma vez que o CR-V atualmente enquadra-se em uma categoria imediatamente acima (médio porte), sendo que a próxima geração do SUV deverá superar os 4,60 m do modelo atual. 

O novo HR-V, que estreia no Brasil na segunda metade deste ano, conta com 4,34 m de comprimento e 2,61 m de entre-eixos, considerando o modelo já comercializado na Europa. Com isso, o HR-V seguirá posicionado entre os SUVs compactos, com o diferencial de oferecer um porte discretamente maior em relação aos seus pares.  

Honda ZR-V é lançado no mercado chinês
Honda ZR-V é lançado no mercado chinês
Imagem: Divulgação

Propulsão 

Na China, o ZR-V foi apresentado com o motor 1.5 turbo de 182 cv e 24,4 kgfm sob o capô, trabalhando em conjunto com uma transmissão automática CVT. 

Trata-se, portanto, da mesma mecânica que vai figurar nas duas versões mais caras do novo HR-V produzido no Brasil, exceto pelo fato de que o 1.5 turbo será flex no caso do SUV compacto. 

Na Europa, por sua vez, a Honda já confirmou que o ZR-V chegará ao continente também em 2023 oferecendo apenas conjunto propulsor híbrido e:HEV.

Com isso, a Honda teria duas excelentes opções para disputar mercado com o Corolla Cross aqui no Brasil, atacando tanto as configurações a combustão do Toyota quanto seus catálogos eletrificados. 

Até o momento o VW Taos não oferece nenhuma versão híbrida, enquanto o Jeep Compass tem em seu portfólio a alternativa 4xe, a qual posiciona o SUV em uma faixa de preço muito mais elevada por ser um híbrido plug-in.  

Interior 

Além de compartilhar a plataforma (HA) com a geração mais recente do Civic (será lançado neste ano no Brasil), o ZR-V divide com o sedã o design para o painel e muitos elementos do interior. 

Além da plataforma, o Honda ZR-V compartilha o interior com o novo Civic
Além da plataforma, o Honda ZR-V compartilha o interior com o novo Civic
Imagem: Autohome

Segundo as primeiras imagens do ZR-V chinês, é possível notar ali a mesma central multimídia com grande destaque, o volante também aplicado ao sedã, bem como o estilo para as saídas de ar percorrendo a porção intermediária do painel. 

Além do entre-eixos sugerir uma cabine espaçosa para cinco passageiros no ZR-V, detalhe interessante é que o SUV resgata o conceito do assoalho traseiro plano, o que favorece ainda mais o conforto. 

Modelo terá assoalho traseiro plano, o que favorece o conforto
Modelo terá assoalho traseiro plano, o que favorece o conforto
Imagem: Autohome

De acordo com as informações preliminares, o ZR-V terá um pacote completo de segurança e assistentes de condução, com destaque para o controle de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa, entre outros itens. 

Devo aguardar? 

Pelas credenciais técnicas que o novo Honda ZR-V começa a demonstrar, certamente o produto surge como uma opção a ser aguardada se você está considerando a compra de um Compass, um Corolla Cross ou um Taos, em especial levando em conta as versões mais caras dos três modelos. 

Por ser importado, talvez o Honda ZR-V não conte com opções de entrada tão acessíveis quanto um Jeep Compass Sport ou um Toyota Corolla Cross XR, entretanto, para quem está ponderando a aquisição dos SUVs intermediários na faixa de R$ 180 mil a R$ 200 mil, o ZR-V pode compensar a espera até o próximo ano. 

Honda ZR-V é lançado no mercado chinês
Honda ZR-V é lançado no mercado chinês
Imagem: Divulgação
Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa