Novo Hyundai Creta nem estreou no Brasil e já terá facelift no exterior

Com design arrojado, Creta aparece renovado na Ásia e deixa o SUV brasileiro ainda mais ultrapassado
Flagra de protótipo do Hyundai Creta na Índia: SUV já prepara facelift da nova geração

Flagra de protótipo do Hyundai Creta na Índia: SUV já prepara facelift da nova geração | Imagem: Reprodução internet/Autocar India

Enquanto alguns mercados, como o indiano, já contam com a nova geração do Hyundai Creta nas ruas, por aqui a atualização para o SUV deverá chegar apenas no mês que vem. Enquanto isso, no país asiático, um flagra recente mostra que a Hyundai já trabalha em uma atualização para o Creta por lá. De acordo com a imprensa especializada local, o SUV receberá um discreto retoque na dianteira. A atual linguagem de design da marca, chamada pela Hyundai de “esportividade sensual” e vista em modelos como a nova geração do Tucson e na aguardada picape Santa Cruz, deverá servir de base para a atualização de meio-ciclo do Creta. 

Segundo apuração do site Autocar India, o próximo facelift para o Creta contempla, assim como visto no novo Tucson, uma iluminação em LED para a grade dianteira, sendo que a ideia com as luzes é criar um efeito de continuidade em relação ao desenho dos faróis. E o mais curioso é que, apesar de serem luzes de rodagem diurna, os LEDs da grade podem ser desligados. Esse novo desenho proporciona fluidez e a impressão de que a frente é formada por uma única peça, unindo a funcionalidade da grade com o estilo arrojado do conjunto óptico dianteiro.

A traseira do novo Creta também deve receber alguns ajustes, mas pelos primeiros flagras não foi possível delimitar com exatidão quais serão as efetivas mudanças.

Mecânica

Vendido em diversos mercado ao redor do mundo, o SUV compacto da Hyundai é comercializado no Brasil apenas com motorização flex (1.6 e 2.0), mas fora do país há opções com propulsor a diesel. No exterior, especula-se que além do retoque visual o utilitário poderá receber a opção de um conjunto propulsor híbrido-leve, que contaria com a ajuda limitada de uma bateria de menor potência. Ou seja, não seria um híbrido “puro” como o presente no Toyota Corolla nacional, por exemplo. A despeito disso, cresce a chance de que o modelo disponibilize mais recursos de assistentes de condução.  

Atrasado

Revelada na China em 2019, a nova geração do Hyundai Creta deve estrear no Brasil e na Argentina ainda com o design visto na Índia, segundo notamos por alguns flagras recentes. Isso quer dizer que o Creta brasileiro está uma geração e “meia” atrasado. O carro com a reestilização falada nesta reportagem começará a ser vendido nos países asiáticos já no ano que vem.

Nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia
Acima a nova geração do Hyundai Creta vendida na Índia: dianteira vai mudar em 2022
Imagem: Divulgação