Hyundai Gran Santa Fe chega ao Brasil por R$ 187 mil

Versão estendida e com espaço para sete passageiros vem com motor V6 de 270 cv

Hyundai Gran Santa Fe | Imagem: Hyundai

A Hyundai Motors, por meio do importador oficial CAOA, já oferece no Brasil o Gran Santa Fe, utilitário esportivo que estreou no Salão de Genebra, na Suíça, em 2013. Oferecido em versão única por R$ 187 mil, o modelo é uma variação do Santa Fe com carroceria alongada e distância entre-eixos maior. A novidade vem para substituir o Vera Cruz, que foi descontinuado no ano passado.

O modelo oferecido no Brasil é equipado com motor a gasolina 3.3 V6 de 270 cv e 32,4 kgfm de torque máximo associado ao câmbio automática sequencial de 6 marchas e tração integral.

Lançamento: Novo Hyundai i30 com motor 1.8 melhora, mas pouco

Comparado ao Santa Fe convencional, a versão Gran tem 22,5 centímetros a mais no comprimento (chegando a 4,91 metros) e outros 10 cm extras na distância entre-eixos (que totaliza 2,80 m). Além da carroceria maior, o Gran Santa Fe é oferecido na configuração com sete assentos (há dois bancos rebatíveis na traseira). Já o porta-malas comporta de 383 litros a 2,265 l com as duas fileiras de assentos rebatidas na traseira.

A lista de itens contempla rodas aro 18”, teto solar panorâmico, ar condicionado com duas zonas de climatização, 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade e central multimídia com sistema de som, navegador GPS e câmera de marcha ré.

O Gran Santa Fe complementa a linha, que já tem o Santa Fe convencional em versões com cinco ou sete lugares.

Impressões ao dirigir

O AUTOO experimentou o Gran Santa Fe em um curto test-drive realizado da fábrica da Hyundai-CAOA em Anápolis (GO) e pode sentir que o carro tem força de sobra. Apesar do tamanho avantajado e o corpo pesado (de 1.832 kg), o SUV tem boas respostas de aceleração e retomada de velocidade, afinal de contas o motor gera bons 270 cv. Além disso, a transmissão automática tem funcionamento discreto, livre de trancos.

A tração integral também permite ao carro ser mais arrojado nas curvas, sem balançar a carroceria, e a altura razoável em relação ao solo o habilita a enfrentar trechos off-road leves. Em trilhas mais acidentadas o veículo não teria vida fácil devido aos ângulos de entrada e saída pouco avantajados (de 17,1° e 20,5°, respectivamente).

Feito para transportar famílias grandes, o modelo tem no conforto um de seus principais atributos. O espaço interno é generoso e os materiais de acabamento transmitem uma sensação de boa qualidade. Além disso, a forma como a suspensão absorve as imperfeições do solo agrada pela suavidade como os amortecedores (de curso bem longo, diga-se) atuam, livrando o veículo de chacoalhões indesejados ou batidas secas.

Os bancos traseiros podem ser rebatidos facilmente de diferentes formas, apertando apenas um botão no encosto do assento, permitindo acomodar pessoas e objetos de diversas formas e tamanhos.