Ele é apenas um protótipo, mas é bom ficarmos atentos já que a nova geração de crossovers da Nissan será influenciada pelas linhas do IMQ, conceito de SUV médio que foi apresentado no Salão de Genebra. A nova diretriz de design da marca continua com o logo da Nissan no centro da grade V-Motion, que desta vez torna-se mais sutil. Sob o capô musculoso está o sistema 100% elétrico e-Power, o mesmo já presente em modelos vendidos no Japão, como Note (que já avaliamos) e o Serena. Esse conjunto propulsor, no caso do IMQ, entrega 250 kW de potência, o equivalente a 340 cv, e 71,38 kgfm de torque.

Segundo a Nissan, o sistema multimotor confere ao IMQ tração integral e proporciona controle independente em cada roda. Esse tipo de tração é ótimo para encarar a baixa aderência de pistas com neve, como é mais comum na Europa. Já o assistente à condução ProPilot, oferece uma direção quase autônoma, com leitura de faixa, piloto automático adaptativo e alerta de colisão, além de frenagem automática.

Para completar o conjunto, na parte de fora há rodas de 22" com pneus Bridgestone Connect, que passam informações ao motorista por meio de interface gráfica. Pode dentro o painel de instrumento em formato de "asa planadora", como define a marca, domina totalmente a frente da cabine. No meio, bastante proeminente, existe um console central que se alonga do painel até os bancos traseiros.

A tecnologia Invisible-to-Visible (I2V) ajuda a dirigir o carro com mais segurança, mas não pelos equipamentos como freios ou airbag, mas pela conexão que estabelece com outros veículos e com informações de trânsito. Ou seja, é possível prever onde haverá trânsito por conta de um acidente, evitar rotas congestionadas e saber qual o motivo de uma parada. Essa Mobilidade Inteligente da Nissan será possível com o Omni-Sensing Nissan, que auxilia a ver os carros depois de uma curva, por exemplo, com a conexão que se estabelecerá entre eles.

Claro que isso também só será possível quando tudo estiver conectado à internet. "O design do IMQ combina influências japonesas tradicionais e modernas, apresentando o que será possível quando os futuros crossovers forem propulsionados pela Nissan Intelligent Mobility", comentou Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design na Nissan. "Com o IMQ, o interior e o exterior se fundem de forma suave, dando pistas de qual será a direção do nosso design na terceira geração de crossovers da Nissan na Europa".

 
Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw