IMQ é o futuro dos SUVs da Nissan

Crossover demonstra como design, tecnologia autônoma e eletrificação podem estar em carros do segmento médio
Acima o conceito IMQ revelado pela Nissan em Genebra

Acima o conceito IMQ revelado pela Nissan em Genebra | Imagem: Divulgação

Ele é apenas um protótipo, mas é bom ficarmos atentos já que a nova geração de crossovers da Nissan será influenciada pelas linhas do IMQ, conceito de SUV médio que foi apresentado no Salão de Genebra. A nova diretriz de design da marca continua com o logo da Nissan no centro da grade V-Motion, que desta vez torna-se mais sutil. Sob o capô musculoso está o sistema 100% elétrico e-Power, o mesmo já presente em modelos vendidos no Japão, como Note (que já avaliamos) e o Serena. Esse conjunto propulsor, no caso do IMQ, entrega 250 kW de potência, o equivalente a 340 cv, e 71,38 kgfm de torque.

Segundo a Nissan, o sistema multimotor confere ao IMQ tração integral e proporciona controle independente em cada roda. Esse tipo de tração é ótimo para encarar a baixa aderência de pistas com neve, como é mais comum na Europa. Já o assistente à condução ProPilot, oferece uma direção quase autônoma, com leitura de faixa, piloto automático adaptativo e alerta de colisão, além de frenagem automática.

Para completar o conjunto, na parte de fora há rodas de 22" com pneus Bridgestone Connect, que passam informações ao motorista por meio de interface gráfica. Pode dentro o painel de instrumento em formato de "asa planadora", como define a marca, domina totalmente a frente da cabine. No meio, bastante proeminente, existe um console central que se alonga do painel até os bancos traseiros.

A tecnologia Invisible-to-Visible (I2V) ajuda a dirigir o carro com mais segurança, mas não pelos equipamentos como freios ou airbag, mas pela conexão que estabelece com outros veículos e com informações de trânsito. Ou seja, é possível prever onde haverá trânsito por conta de um acidente, evitar rotas congestionadas e saber qual o motivo de uma parada. Essa Mobilidade Inteligente da Nissan será possível com o Omni-Sensing Nissan, que auxilia a ver os carros depois de uma curva, por exemplo, com a conexão que se estabelecerá entre eles.

Claro que isso também só será possível quando tudo estiver conectado à internet. "O design do IMQ combina influências japonesas tradicionais e modernas, apresentando o que será possível quando os futuros crossovers forem propulsionados pela Nissan Intelligent Mobility", comentou Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de design na Nissan. "Com o IMQ, o interior e o exterior se fundem de forma suave, dando pistas de qual será a direção do nosso design na terceira geração de crossovers da Nissan na Europa".

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa