Índia anuncia solução nada convencional para reduzir poluição

Modelos diesel com mais de 10 anos já sofrem limitações para circular na capital
Decisão da Suprema Corte indiana proíbe circulação de veículos altamente poluidores no centro da capital

Decisão da Suprema Corte indiana proíbe circulação de veículos altamente poluidores no centro da capital | Imagem: Reprodução internet

Por conta dos níveis críticos de poluição envolvendo áreas urbanas densamente povoadas, como nos arredores da capital Délhi, a Índia proíbe, desde 2018, que veículos a diesel com mais de 10 anos ou automóveis a gasolina acima de 15 anos circulem por essas áreas. 

No último fim de semana, contudo, uma decisão nada convencional foi anunciada pela autoridade viária da capital indiana.

Segundo Kailash Gahlot, responsável pelo órgão, a autoridade local permitirá que os donos dos veículos a diesel afetados pela medida de restrição poderão converter seus carros para um conjunto propulsor 100% elétrico, ficando livres, após o retrofit, para circular em qualquer região da cidade.

De acordo com Gahlot, os fabricantes dos kits de conversão deverão oferecer uma certificação individual para cada modelo específico e as empresas ainda serão validadas pela autoridade viária. Gahlot não informou se também serão criados kits de conversão para automóveis a gasolina.

Segundos as primeiras repercussões da medida no mercado indiano, as empresas responsáveis pela adaptação dos carros a diesel comemoraram a decisão da cidade de Délhi, entretanto apontam que o kit de conversão dos veículos para propulsão elétrica deve ser universal, como ocorre atualmente para consumidores que optam pelo gás natural veicular, e não específico para cada modelo, uma vez que os custos se tornariam elevados demais.  

O ministro dos transporte da capital indiana não entrou em detalhes sobre os custos da adaptação dos carros a diesel para elétricos e também não mencionou se a administração pública vai oferecer algum tipo de incentivo para que isso ocorra. 

Índia busca formas de aliviar a poluição nos grandes centros urbanos
Índia busca formas de aliviar a poluição nos grandes centros urbanos
Imagem: Reprodução internet