JAC está prestes a iniciar expansão mundial

Marca chinesa usará utilitário esportivo S5 para estrear em vários mercados globais

JAC S5 | Imagem: JAC

Ao contrário de marcas como a Chery, Geely e BYD, a JAC tinha até pouco tempo uma atuação restrita ao mercado chinês. As exportações de seus veículos eram mais concentradas nos modelos militares e caminhões, onde tem mais tradição. A investida no Brasil, no entanto, mudou essa realidade e hoje a empresa se sente mais preparada para expandir sua presença em outras partes do mundo.

O “garoto-propaganda” dessa nova ação será o utilitário esportivo S5, mostrado recentemente na China. Com linhas que lembram o Hyundai ix35 e outros SUVs, o modelo significa um degrau acima em tecnologia e acabamento na JAC comparados à sua atual gama de produtos.

Segundo a empresa, o S5 chegará a vários países nos próximos dois anos a partir deste mês. Entre as regiões onde o modelo será comercializado está a América do Sul, Oriente Médio, Norte da África e na Rússia e vizinhança.

Veja também: JAC J3 reestilizado estreará no 2º semestre

Mas os planos são mais ambiciosos. Além desses mercados emergentes, a JAC quer estrear na Europa Ocidental e para isso criou uma versão do S5 com motor turbodiesel que atende o Euro 5, padrão de emissões em vigor no continente. A montadora, no entanto, não revelou quando e como isso ocorrerá.

Dupla embreagem

O S5 estreará vários equipamentos que hoje são comuns em carros mais sofisticados. Um deles é o motor turbo com injeção direta de 1.5 litro que gera cerca de 150 cv. Até mesmo uma transmissão de dupla embreagem e seis velocidades está prevista para o SUV.

O jipinho, que tem porte médio, também trará luzes diurnas de LEDs, central multimídia com Bluetooth, câmera de ré, teto solar, aquecimento dos bancos e ar condicionado digital, entre outros itens.

Estreia em 2014 no Brasil

A JAC deve começar a vender o S5 no Brasil em 2014, após adaptar o modelo às condições locais, o que exige cerca de 1 milhão de quilômetros de rodagem com os protótipos, assim como ocorreu com seus modelos já à venda no País. É pouco provável que a JAC use a denominação “S5” – o empresário Sergio Habib, que a representa, costuma optar por nomes mais adequados ao consumidor nacional.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!