Jeep Compass recebe duas estrelas de segurança; marca contesta

Utilitário recebeu apenas duas estrelas no resultado global. Nona geração do Honda Civic conseguiu cinco estrelas

Jeep Compass em teste de impacto frontal | Imagem: Divulgação

A Euro NCAP divulgou na quarta-feira (22) os resultados da última bateria de testes. Dessa vez, os carros que passaram pela prova de fogo da entidade foi a nova geração do Honda Civic, testado apenas na versão hatch, e o Jeep Compass, que já está a venda no Brasil.

O dois volumes da marca japonesa se saiu bem, conquistando as almejadas cinco estrelas e se equiparando a outros modelos do mesmo segmento, como Fiat Bravo, Ford Focus e Opel Astra hatch. A grande surpresa ficou por conta do utilitário médio da marca norte-americana, que conquistou apenas duas estrelas.

Segundo a Euro NCAP, esse resultado – pior até que os dos últimos carros chineses testados – se deu por conta de algumas falhas encontradas na construção do carro.

No teste de colisão frontal, foi constatado que o painel do veículo se deformou, oferecendo risco de lesões nas pernas dos passageiros. No caso de colisões contra um poste, o airbag torácico não protegeu o suficiente os passageiros oferecendo alto risco de graves lesões no peito.

Leia também: Carro brasileiro equivale em segurança a modelos europeus de 1990

Outros dois agravantes foram encontrados no teste de colisão traseira, para simular o efeito-chicote, e em proteção a pedestres. No primeiro, foi comprovado que os encostos de cabeça ativos não foram efetivos podendo causar sérias lesões na coluna cervical dos ocupantes do veículo. No caso do segundo quesito, a entidade aponta que a nota baixa pode ter como causa o fato do Compass já ser um projeto antigo.

Explicando o inexplicável

A cada ano que passa a Euro NCAP está cada vez mais rigorosa em seus testes. Para efeito de comparação, em 2009, para um veículo obter cinco estrelas na avaliação era necessário que ele conseguisse 25% dos pontos possíveis.

Hoje essa nota foi divida e agora é necessário conquistar 80% de segurança para adultos, 75% para crianças e 60% para pedestres e proteção assistida – ABS , airbags, controle de estabilidade e outros sistemas que ajudam a diminuir o “estrago” em um acidente.

Veja também: Marcas chinesas surpreendem no Euro NCAP

E é justamente nessas mudanças ocorridas nos últimos três anos que a marca norte-americana está se apoiando para sustentar sua defesa. Contudo, mesmo com todas as alterações ocorridas, carros como BMW X1, Volvo V60, Mercedes-Benz Classe M e até a nova geração da picape Ranger, da Ford, continuam com as suas cinco estrelas em 2012.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!