Jipão T4 da Troller chega à versão 2014 mais equipado

Utilitário mantém o motor 3.2 a diesel e incorpora itens antes opcionais; preços partem de R$ 94.900

Jipão T4 da Troller chega a 2014 mais equipado | Imagem: Divulgação

O T4, modelo mais conhecido da Troller – empresa que hoje é de propriedade da Ford - , chega à versão 2014 mais completo. O utilitário off-road genuinamente brasileiro agora traz itens de série que eram oferecidos na versão anterior como opcionais. O modelo já está disponível na rede de concessionárias da marca por R$ 94.900, cerca de R$ 1.000 mais caro que seu antecessor. Esta deverá ser a última novidade desta geração já que seu sucessor está a caminho (veja no final do texto).

O T4 ganhou um para-choque dianteiro com recortes angulados, feito em aço, que evidenciou a característica “pau pra toda obra” do 4x4, além de ser mais bonito. A traseira recebeu uma manilha para auxiliar nos resgates e saída de atoleiros, e o modelo passa a contar ainda com peito de aço e snorkel - que amplia a capacidade de rodagem na água.

De acordo com a marca, o motor 3.2 diesel MWM International, com turbina de geometria variável e 165 cv, foi aprimorado. E não pense que por ser robusto o Troller não oferece conforto. Ele vem equipado com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de alumínio e santantônio revestido com material espumado. Os pneus são mistos, o que contribui para o uso na cidade.

Veja mais: Troller prepara sucessor do T4

Vale lembrar que a carroceria do Troller é feita em um material derivado da fibra, chamado compósito. E o chassi é de perfil retangular com alta rigidez torcional para aguentar o tranco. As longarinas são fechadas, para evitar a penetração de umidade e a corrosão interna, diz a marca.

No quesito capacidade off-road, há tração 4x4 com reduzida e o diferencial traseiro com sistema Trac-Lok, que compensa as variações do piso para manter a tração nas rodas. 

Nas últimas trilhas

O T4, todavia, está prestes a ser substituído e o novo modelo será baseado no conceito TR-X, visto na última edição do Salão do Automóvel. Além da carroceria renovada e das linhas mais robustas e agressivas, o sucessor do T4 (de nome ainda desconhecido) herdará mecânica da Ford. O jipão deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2014.