Jipinho da JAC, SII é flagrado novamente

Modelo copiou visual de carros da Audi e Hyundai e será apresentado no Salão de Pequim em abril

De frente, o crossover SII, da JAC, copia a Hyundai descaradamente | Imagem: Reprodução

Design da Pininfarina, estúdio próprio na Itália. De nada adiantou ter essa estrutura na hora de projetar o SII, o primeiro crossover da marca chinesa JAC. Como as primeiras imagens vazadas já adiantavam, o modelo bebeu descaradamente da fonte de Hyundai e Audi.

Essa impressão ficou patente agora com novas imagens que surgiram na internet. Na frente, o SII (ou S2) exibe uma grade típica da marca coreana e os faróis lembram demais os do Elantra. A traseira elegeu outro veículo, o Q5, da Audi, com suas lanternas destacadas da carroceria. Mas é o ix35 a principal vítima da JAC.

Do crossover de sucesso da Hyundai, o SII roubou as formas da carroceria. Bastaria trocar as logomarcas da JAC pelas da montadora coreana para causar uma tremenda confusão nos consumidores. Por outro lado, o crossover deve trazer duas novidades também inspiradas na concorrência, mas, nesse caso, elogiáveis: um novo motor 1.5 turbo e um câmbio de dupla embreagem, dois itens mecânicos em alta no mercado.

Estreia em Pequim

Embora a JAC seja uma exceção entre as marcas chinesas em matéria de originalidade, ela também dá suas derrapadas. Uma delas é o J2, o compacto que será lançado no Brasil em outubro e que é suspeitamente parecido com uma geração antiga do Toyota Aygo.

JAC SII
Divulgação

JAC SII, que deve ganhar outro nome no Brasil, pode chegar por aqui em 2013

Como o Brasil não é uma referência em matéria de direitos autorais, o JAC SII não demorará a desembarcar por aqui, para felicidade de quem não pode pagar por um ix35 original. Antes disso, até o final do mês, ele será revelado oficialmente no Salão de Pequim. Espera-se, inclusive, por um anúncio oficial da filial brasileira da JAC durante o evento a respeito de sua importação para cá.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!