Jipinho Mercedes-Benz GLA é flagrado

Modelo está sendo testado com camuflagem pesada em Dubai; lançamento será em 2014

O GLA será lançado em setembro, em Frankfurt | Imagem: reprodução/Youtube

Aos poucos o primeiro utilitário-esportivo compacto da Mercedes-Benz vai ganhando forma. O GLA, como a marca alemã chama seu jipinho, foi flagrado totalmente camuflado sendo transportado por uma estrada em Dubai, nos Emirados Árabes. A versão conceitual do veículo foi apresentada no Salão de Xangai, na China, neste ano.

Aparentemente bastante adiantado, o novo SUV já tem lançamento agendado para setembro deste ano, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha. As vendas do modelo, todavia, devem começar somente em meados de 2014 – a marca já incluiu o GLA na futura linha 2015.

O jipinho da Mercedes-Benz será montado sobre a mesma plataforma modular presente atualmente no hatch médio Classe A e no sedã compacto CLA. O modelo também deve adotar a mesma mecânica aplicada na dupla, que tem como destaque o motor 1.6 Turbo com sistema de injeção direta de gasolina associado a transmissão semi-automática de 6 marchas e dupla embreagem.

Avaliação: Novo Classe A vira hatch esportivo instigante

O GLA, conforme antecipou o protótipo apresentado na China, será ligeiramente maior que o Classe A, com cerca de 4,40 metros de comprimento e 2 m de largura. Tais medidas são comparáveis as do novo Ford EcoSport e Renault Duster. O modelo da Mercedes-Benz, porém, será mais sofisticado e luxuoso.

Cotado para o Brasil

A versão final do GLA é um dos veículos cotados para ser produzido no Brasil, caso a montadora alemã volte a fabricar veículos de passeio no País – o último carro da marca produzido no País foi o hatch médio CLC, já descontinuado. O outro produto seria o sedã Classe C.

*O flagra do GLA foi publicado no Youtube.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!