Julho começa com surpresas nos emplacamentos

Peugeot 208 e Fiat Cronos são algumas delas; confira números preliminares
Peugeot 208 2021

Peugeot 208 2021 | Imagem: Divulgação

Com a GM e a Volkswagen com fábricas paradas e a falta de insumos e peças ainda sendo uma constante para diversas montadoras, o ranking de vendas neste ano está apresentando mudanças tão profundas quanto rápidas.

Claro que estamos falando de um horizonte de apenas dois dias úteis no mês, mas julho começou com uma particularidade interessante, segundo aponta o relatório de veículos mais vendidos da Fenabrave. A lista é atualizada diariamente e reúne os veículos mais emplacados no período. 

No levantamento, o Peugeot 208, até então um modelo com vendas discretas no país, já aparece como o terceiro automóvel mais emplacado até o momento no mês, totalizando 770 unidades licenciadas. O modelo só fica atrás da Fiat Strada (871 unidades) e do Fiat Argo, até o momento com 1.061 emplacamentos. 

No acumulado de janeiro a maio deste ano, a Peugeot cresceu 131,4% em volume de vendas quando comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando 8.910 veículos. Trata-se de um crescimento superior ao registrado pelo próprio mercado brasileiro de forma geral, que foi de 31%. 

Em maio, o Peugeot 208 havia registrado crescimento de 42,8% nas vendas em relação à média dos últimos 3 meses. 

Como já abordamos, o volume superior de vendas, em especial do Argo e da Strada, recai em grande parte para as versões de entrada dos dois modelos, que são mais simples e demandam menos microchips.

Com isso, a Fiat pode incrementar a fabricação do hatch e da picape sendo menos abalada pela falta do item de tecnologia.  

Desde o fim de 2020 a Peugeot lançou no mercado nacional configurações mais simples do 208 argentino, com motor 1.6 e câmbio manual, inclusive com um catálogo vendido apenas para frotistas e com lista de itens de série bastante enxuta. 

Fiat Cronos é outra surpresa

Outra surpresa no levantamento inicial de vendas fica para o Fiat Cronos, que começou julho como o sedã mais vendido do Brasil ao totalizar 535 emplacamentos. Com isso, o sedã ocupa a quinta posição no ranking preliminar de julho, ficando atrás do Hyundai HB20 (602 unidades licenciadas).

No universo de crossovers e SUVs, outra surpresa observada no começo de julho vai para o Volkswagen Nivus, que fica logo atrás do Fiat Cronos no ranking com 532 emplacamentos no período e aparece como o primeiro utilitário esportivo da lista.

Logo após, na 7ª posição, está a Fiat Toro (528 emplacamentos) e o Toyota Corolla Cross logo em seguida (525).

O Fiat Mobi aparece na 9ª posição (512) seguido pelo Jeep Compass (468) em 10º lugar no ranking preliminar de julho.

Toyota Corolla Cross ganhando espaço

Após o Jeep Compass, o ranking atualizado diariamente pela Fenabrave aponta ainda como os veículos mais negociados o Toyota Corolla (417 emplacamentos), Hyundai Creta (403), Toyota Hilux (399), Jeep Renegade (388) e Chevrolet S10 (340).

Vale destacar o fato de que o Toyota Corolla Cross vai ganhando espaço no mercado e começa a figurar como um grande rival para o Jeep Compass. Certamente a disputa promete ser interessante ao longo dos próximos meses.

Importante pontuar que, até então líderes em suas categorias, os Chevrolet Onix e Onix Plus não figuram no levantamento inicial da Fenabrave em julho, assim como o SUV compacto Tracker. Os três modelos estão com a produção suspensa em especial por conta da falta de chips. 

Fiat Cronos 2022
Julho começa com Fiat Cronos posicionado como o sedã mais vendido do Brasil 
Imagem: Divulgação