Atenção camaradas, a Lada pode voltar ao Brasil! Quem avisa é o site norte-americano Inside Line em reportagem a respeito do grupo AvtoVAZ – dono da Lada e aliado da Renault -, que anunciou a intenção de aumentar sua presença em mercados de todos os continentes. Por aqui os carros russos viriam importados do Uruguai, onde a empresa do leste europeu planeja erguer uma nova fábrica. A data de desembarque, entretanto, ainda não foi estipulada pela fabricante.

Conforme revelou à fonte, Artem Fedosov, vice-presidente de vendas e marketing da Lada, afirmou ainda que a futura fábrica uruguaia poderá receber a linha de montagem do veterano jipe Niva, que foi oferecido no Brasil entre 1990 a 1995, período em que a marca russa esteve no mercado nacional. Outras opções da fabricante no país eram o hatch Samara e a série Laika (sedã e perua). Na América do Sul, atualmente, a empresa atua na Venezuela, Equador e Colômbia.

A fama mundial da marca de Togliatti é sustentada basicamente pelo Niva 4x4, utilitário esportivo rústico que pouco mudou desde o seu lançamento, em 1977. Entre os produtos mais recentes da empresa, um dos destaques é a linha Kalina, modelo com visual mais contemporâneo e com boa aceitação no segmento de veículos compacto de baixo custo em alguns países na Europa, em especial da parte leste.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Thiago Vinholes

|