Quando parece difícil aprimorar algo feito com tanto esmero e cuidado técnico, eis que os engenheiros e projetistas nos mostram que sempre é possível evoluir. A Lamborghini introduziu nesta semana a nova geração de seu principal esportivo, que agora passa a se chamar Aventador S. O “S”, explica a marca, faz uma referência aos modelos aprimorados que fizeram parte da história da fabricante italiana.

Começando pelo visual, a dianteira traz como destaque o “nariz” mais agressivo e um novo splitter que melhora não só a aerodinâmica do esportivo como também ajuda no resfriamento do motor. Os dois dutos no para-choque dianteiro, por sua vez, reduzem a interferência aerodinâmica do conjunto de rodas e pneus dianteiro e ainda otimiza o fluxo de ar para o radiador traseiro.

Na traseira, o destaque do Aventador S 2017 vai para a asa traseira móvel, que pode atuar em três posições dependendo da velocidade e o modo de condução selecionado para trabalhar em conjunto com os vortex criados na dianteira e na traseira da carroceria bem como maximizar o fluxo de ar e ajudar na refrigeração do sistema de freios.

Com tudo isso, a Lamborghini destaca que o downforce melhorou em 130% e, com a asa traseira ativa operando em sua melhor posição, o downforce é aprimorado em mais 50%. Já em situações de baixo arrasto aerodinâmico, o downforce é 400% superior em relação ao Aventador 2016.

Mesclando fibra de carbono com elementos de alumínio, o Aventador S se destaca pelo baixo peso da carroceria, com 1.575 kg de peso seco. Pela primeira vez um Lamborghini passa a contar com sistema de esterçamento para as rodas traseiras, o que favorece a agilidade em velocidades baixas e médias e melhora a estabilidade em velocidades mais altas. Chamado de Lamborghini Rear-wheel Steering (LRS), o sistema usa um atuador em cada roda traseira que reagem em apenas 5 milissegundos de acordo com os movimentos das rodas dianteiras ajustando o ângulo de esterçamento das rodas traseiras da melhor forma possível.

No campo de controle do chassi, o Aventador S oferece ao motorista quatro modos de condução. A opção Strada é voltada para o uso diário, com a suspensão e o acerto do carro voltado para o conforto. Acima dela fica a configuração Sport, com uma tocada mais esportiva e priorizando a tração traseira. Já a função Corsa é destinada ao uso em pista, com pouca intervenção do controle de tração. Nesse caso, a distribuição da tração fica em 80% para as rodas traseiras. O Aventador S também terá o modo Ego, que permite o motorista ajustar o motor, tração e suspensão de acordo com um dos três modos anteriores de forma independente, montando o acerto do seu carro de forma personalizada.

O motor 6.5 V12 também recebeu uma profunda revisão em busca de ainda mais desempenho e também eficiência. Segundo a Lamborghini, o comando de válvulas variável foi aprimorado e a potência cresceu 40 cv, totalizando 740 cv em uma faixa de potência mais generosa, agora atingindo 8.500 rpm. O torque é de generosos 70,3 kgfm a 5.500 rpm.

Em tempos de maior conscientização ecológica, o V12 também recebeu recursos importantes. Ele agora conta com start-stop, sistema que desliga o propulsor quando o carro encontra-se parado. O propulsor também recebeu sistema de desativação dos cilindros quando a máxima performance não se faz necessária. O recurso “desliga” metade dos cilindros e volta a ativá-los quando o motorista solicita o acelerador de forma mais enérgica.

Com câmbio robotizado de 7 marchas, a Lamborghini declara que o Aventador S acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e atinge 350 km/h de velocidade máxima.

 
 
Lamborghini Aventador S 2017
 
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
 
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
 
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
 
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
 
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
 
Lamborghini Aventador S 2017
Lamborghini Aventador S 2017
 
 

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/