Lançado na Argentina, Hyundai Kona ainda é dúvida no Brasil

Interessante opção de crossover, modelo acabou de chegar ao país vizinho
Hyundai Kona

Hyundai Kona | Imagem: Divulgação

Mais uma vez nossos hermanos vão nos deixar com uma dorzinha no cotovelo neste começo de mês. A Hyundai começou a importar para a Argentina o Kona, um crossover muito interessante concebido para a Europa e EUA que, em termos de proposta, fica posicionado entre o Creta e o New Tucson.

A novidade chegará ao país vizinho em duas versões mudando apenas o nível de equipamentos, mas a parte mecânica, que é um forte atributo do modelo, será a mesma para as duas configurações. Na Argentina, o Kona terá motor 1.6 turbo a gasolina de 177 cv e pouco mais de 26 kgfm de torque, além de câmbio de dupla embreagem com 7 marchas e sistema de tração integral com opção de bloqueio do diferencial central. Orientados cada vez mais para o uso urbano, os sistemas de tração integral ou 4x4 figuram como um item cada vez mais raro em modelos dessa categoria.

Com uma concepção bem interessante, o Hyundai Kona tem tamanho semelhante ao de SUVs compactos premium como o BMW X2, Mercedes-Benz GLA, entre outros, e oferece um alto nível de equipamentos e eletrônica embarcada para se tornar uma opção mais acessível a esses modelos mais caros. Para tanto, o Kona trabalha com um design marcante e, além do conjunto mecânico moderno, conta com recursos avançados de segurança como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, entre outros.

Apesar da proximidade com a Argentina, a Hyundai não tem planos tão claros de importar o Kona para o Brasil tão cedo. Quando questinada pelo Autoo, a fabricante respondeu que não existe sequer uma previsão de lançamento do Kona por aqui ou qualquer iniciativa em comercializar o crossover em nosso país. Talvez as flutuações do dólar e o valor ainda alto da moeda norte-americana possam ser os motivos, uma vez que, se a questão cambial não ajudar, o Kona chegaria ao Brasil com um preço próximo demais ao New Tucson, o que não justificaria o investimento necessário para importar o Kona ao país.

De qualquer forma, se a situação econômica do país ajudar, certamente seria muito interessante ter um modelo como o Kona por aqui. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

SUVs coadjuvantes em vendas podem ser opção para os best-sellers Creta e T-Cross
Aviação
Primeiro caça Gripen brasileiro vai voar em 2025

Primeiro caça Gripen brasileiro vai voar em 2025

Saab e Embraer estão montando no interior de São Paulo primeiro jato supersônico da FAB que será finalizado no Brasil
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções