Land Rover cria tecnologia de 'capô transparente'

Sistema utiliza câmeras que projetam imagens do solo à frente do veículo no capô; tecnologia será apresentada no Salão de Nova York

Land Rover mostra tecnologia de capô transparente no Discovery Vision Concept | Imagem: Divulgação

Depois de divulgar um teaser do protótipo Discovery Vision Concept, principal atração da Land Rover para o Salão de Nova York, que acontece a partir de 16 de abril nos EUA, a marca britânica agora apresenta uma nova tecnologia que equipará o conceito, chamada “capô transparente”.

Trata-se de um sistema que projeta no capô, como um head-up display, imagens do terreno à frente do veiculo e também o posicionamento das rodas dianteiras. O sistema funciona através da captação de imagens de câmeras posicionadas na grade dianteira dos veículos. O efeito criado é como se o capô ficasse “invisível”. 
 
Efetivamente, isso permitirá que o motorista e também os passageiros vejam “através” da parte dianteira do modelo. Para o diretor global de pesquisa da Jaguar Land Rover, Dr. Wolfgang Epple, os próximos 25 anos serão extremamente dinâmicos e empolgantes em relação às novas tecnologias. “Como nossos veículos vêm se tornando mais autônomos e capazes em termos de condução fora de estrada, nós temos que proporcionar aos nossos clientes uma evolução contínua que ofereça total segurança e robustez para que eles consigam, cada vez mais, ter um excelente desempenho e conforto em todos os tipos de terreno”, completa.

Veja também: Com 9 marchas, Evoque 2014 consome igual compacto

A ideia é auxiliar o condutor em qualquer situação, desde obstáculos "casca grossa" no off-road a uma simples manobra de estacionamento na cidade. Com o Discovery Vision Concept, a Land Rover pretende mostrar o que deverá nortear o futuro da marca em termos de tecnologia e capacidade off-road, além de dar pistas do design que servirá de base para a nova família de SUVs premium da montadora.

Entenda melhor como funciona a tecnologia:

Assine a newsletter semanal do AUTOO!