Latin NCAP: Toyota Yaris recebe apenas uma estrela em teste

Modelo da Toyota foi avaliado na última rodada de testes de colisão e não conseguiu um bom desempenho
Toyota Yaris

Toyota Yaris | Imagem: Divulgação

O Latin NCAP anunciou uma nova rodada de testes nesta quinta-feira (28). Novamente, foram dois modelos testados, sendo que o resultado mais relevante para o mercado brasileiro é do Toyota Yaris. O modelo, que tinha conseguido quatro estrelas em 2019, agora foi classificado com apenas uma, sendo que o resultado é válido para hatch e sedã. Além dele, o Suzuki Baleno foi testado e não conseguiu nenhuma estrela.

No caso do carro da Toyota, alguns problemas foram detectados na avaliação. Durante o teste de impacto lateral, a porta traseira do Yaris se abriu, sendo que é uma exigência global de que qualquer porta precisa se manter fechada durante um impacto, já que a abertura causa um risco de ejeção dos ocupantes. Além disso, o Yaris só conta com dois airbags, e o Latin NCAP exige as bolsas laterais para uma melhor classificação.

Já no teste feito no banco do carro e que simula um impacto traseiro, o Latin NCAP disse que o resultado foi marginal e que esperavam por um melhor desempenho. O teste de impacto contra pedestres também obteve uma nota apenas mediana, embora tenha sido aprovado pelo órgão. 

Nas avaliações do controle de estabilidade, o Yaris foi bem, inclusive no teste do alce. No geral, o carro obteve 41,43% em proteção de ocupantes adultos, 63,85% de proteção para crianças, 61,63% de proteção para pedestres e 41,86% em sistema de assistência à segurança.

Posicionamento da Toyota 

Questionada sobre o desempenho do Yaris, a Toyota enviou seu posicionamento oficial, que pode ser lido abaixo na íntegra.

"A segurança é sempre uma prioridade para a Toyota. Entendemos os novos critérios de avaliação do Latin NCAP e valorizamos sua contribuição para a indústria da região, o que nos ajuda a melhorar o desempenho de segurança de nossos veículos.

O modelo Yaris comercializado na América tem um número significativo de itens de segurança, desde as versões de entrada. Não obstante, continuaremos a trabalhar com firmeza para aumentar ainda mais o nível de segurança do nosso modelo, seguindo a filosofia de melhoria contínua que norteia a nossa marca".

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou