Lecar vai inaugurar primeira concessionária com protótipo do 459
Loja ficará em São Caetano do Sul (SP) e receberá encomendas do modelo híbrido nacional
A fabricante nacional Lecar vai inaugurar sua primeira concessinária em São Caetano do Sul (SP), no próximo dia 7 de agosto. Mas no showroom estará exposto apenas o protótipo funcional do modelo 459, que ainda está em fase de homologação e certificação de algumas unidades pré-série.
VEJA TAMBÉM:
Durante a inauguração da primeira concessionária da Lecar, o CEO e fundador da empresa, Flávio Fugueiredo Assis, estará presente para mais mais detalhes sobre o plano estratégico da marca, que prevê a construção de uma fábrica sustentável no Espírito Santo, bem como a expansão da rede nacional de concessionárias.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Início da produção previsto para 2026

Imagem: Divulgação
Trata-se de mais um passo da Lecar que chegou a mostrar o protótipo do crossover híbrido 459 durante o evento Eletrocar Show, evento que acontece em São Paulo, entre os dias 23 e 26 de junho. A fabricante nacional também conta com um site oficial com algumas informações sobre o modelo que tem início da fabricação prometida para agosto de 2026.
Há também como dar um sinal de R$ 1.593 para reservar uma unidade do modelo cujo projeto prevê um conjunto mecânico que inclui motor elétrico carregado por outro a conbustão, funcionando como gerador.
Este motor a combustão é o Horse 1.0 turboflex, o mesmo que equipa o Renault Kardian e o novo Nissan Kicks, mas que poderá ter menos potência por seu usado apenas como gerador, sem tracionar as rodas.
A tração ficará por conta do elétrco, de 163 cv e 26,3 kgfm de torque, fornecido pela WEG. De acordo com o que promete a Lecar, a autonomia pode chegar a 1000 km, com o uso de etanol no tanque.
Em outubro de 2024 a Lecar se associou à ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos). Com isso, passou a ter acesso a estudos de mercado, dados sobre vendas, tendências tecnológicas, participação nas decisões sobre regulação de políticas públicas relacionadas ao setor de veículos elétricos e híbridos, como incentivos fiscais, subsídios e infraestrutura de carregamento.
Picape e SUV raiz

Imagem: Projeções/ Kleber Silva
Além do crossover 459 a Lecar já mostrou outros dois modelos, mas apenas em projeções por computador. Um deles é a picape Campo, que deverá ter um protótipo apresentado no evento Fenasucro&Agrocana em Sertãozinho (SP), entre os dias 12 e 15 de agosto.
A Lecar Campo é ligeiramente mais larga e comprida que a Fiat Strada, o que garante uma vantagem considerável na caçamba: são 900 litros de volume útil e 1,3 metro de comprimento, contra 844 litros e 1,18 metro da rival da Fiat.
Tem o mesmo conjunto mecânico do crossover 459 e pelo o que diz no site oficial da Lecar, virá com seis airbags, piloto automático adaptativo, monitor de ponto cego, alerta de colisão com frenagem automática, sistema de permanência em faixa, rodas de liga aro 17e garantia de 3 anos para o veículo e 10 anos para as baterias
Já o SUV Tático tem chances de ser mostrado no Salão do Automóvel, no Anhembi, em São Paulo, entre 22 e 30 de novembro. Ainda não há muitas informações sobre o Lecar Tático, apenas que a ideia do SUV é ser um carro de baixo volume, que pode ser personalizado e que deve ter o mesmo conjunto mecânico tanto da picape Campo quanto do sedã 459.
Como o terceiro modelo mostrado pela Lecar, o SUV Tático será uma espécie de Troller T4, mas com mais espaço e sofisticação. Deverá ter produção bem baixa para quem busca um SUV com maior capacidade de enfrentar trilhas e trechos de terra.

Imagem: Divulgação
