Lifan anuncia fábrica no Brasil e chegada de quatro carros novos

Marca chinesa firma parceria com a Effa; meta é chegar a 100 mil carros em 2014

Fábrica da Lifan ficará pronta em 2014 | Imagem: Lifan Motors

O levante chinês no mercado brasileiro, embora modesto (detém quase 2% do bolo), está em expansão. JAC Motors e Chery já trabalham na construção de suas fábricas no Brasil, embalo agora seguido pela Lifan Motors, que anunciou nessa quarta-feira (18) uma parceria com a Effa Motors, grupo uruguaio que representa a marca oriental na América Latina – Changhe e Hafei também estão no quadro da Effa.

A direção da Lifan investirá US$ 120 milhões (cerca de R$ 213 mi) para a construção de uma fábrica no Brasil a ser concluída até o final de 2014, segundo informe da marca.

O investimento também servirá ao Grupo Effa para aumentar a capacidade de sua planta em San Jose, no Uruguai, cuja capacidade de produção deve subir das atuais 20.000 unidades/ano para 50.000 em 2013. Já a fábrica brasileira, que concentrará apenas veículos da Lifan, terá capacidade para produzir até 100.000 automóveis por ano.

Lançamentos em 2012

Paralelo ao anúncio da fábrica, a Lifan Motors também divulgou seu plano de lançamentos para 2012, que começam em julho. Vem aí a série 520, hatch e sedã, o SUV X60 e o utilitário Foison, em versões picape e van.

Avaliação AUTOO: Effa M100 é o pior carro chinês no Brasil

A empresa representante da montadora chinesa ainda promete duplicar sua rede de concessionárias no Brasil, hoje composta por 50 lojas, que oferecem os modelos 320, o hatch compacto conhecido como "clone" do MINI Cooper, e o sedã compacto 620.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise