Maior, mais luxuoso e mais eficiente: novo Classe C é revelado

Completamente revista, nova geração do Mercedes-Benz chegará ao Brasil neste ano
Mercedes-Benz Classe C 2022

Mercedes-Benz Classe C 2022 | Imagem: Divulgação

Estreia relevante nesta terça-feira (23). A Mercedes-Benz apresentou ao mundo a nova geração do Classe C, um de seus modelos mais relevantes do ponto de vista de volume de vendas e o carro mais procurado da marca pelos consumidores brasileiros.

Começando pela parte externa, o novo Classe C traz um estilo que inegavelmente remete ao Classe S mais recente, o sedã topo de linha da marca. Fica clara uma tentativa da Mercedes-Benz de tornar o Classe C uma opção menor e mais esportiva, por assim dizer, ao três volumes de maior porte da fabricante.

Por falar em tamanho, o novo Classe C apresenta evoluções nesse atributo. O sedã passa a contar com 4,75 m de comprimento, um salto de 6,5 cm em relação ao Classe C atual. A largura registrou um ganho mais comedido, de apenas 1 cm, atingindo agora 1,82 m. O entre-eixos, por sua vez, cresceu 2,5 cm e passa a contar com 2,86 m. Segundo a Mercedes-Benz, o maior entre-eixos permitiu ganhos na área livre para as pernas dos passageiros no banco traseiro, aprimorando o conforto. A altura do sedã foi ligeiramente reduzida e fica em 1,43 m na nova geração. O bom coeficiente aerodinâmico de 0,24 foi mantido, o que favorece em especial a redução no consumo e ainda traz ganhos em desempenho. Outro ponto que não mudou no novo Classe C foi o porta-malas, preservando 455 litros de capacidade.

Mercedes-Benz Classe C 2022
Mercedes-Benz Classe C 2022
Imagem: Divulgação

A partir da nova geração, o Mercedes-Benz Classe C contará exclusivamente com motores 4 cilindros, todos integrando a recente família de propulsores modulares FAME (Family of Modular Engines). Outro ponto é que todos os motores terão algum tipo de eletrificação em maior ou menor grau sempre buscando otimizar a eficiência.

Na estreia, o novo Classe C 2022 foi apresentado oferecendo como opções de motores a gasolina o 1.5 turbo e o 2.0 turbo, ambos também com injeção direta. O primeiro será oferecido com 170 cv e 25,5 kgfm de torque na versão C 180. Interessante destacar que a Mercedes-Benz equipou as configurações a gasolina com uma função overboost, que, no caso do C 180, permite um ganho de 20 cv na potência. Todas as opções do novo Classe C contam com a transmissão automática de 9 marchas e, no caso do C 180, essa combinação impulsiona o sedã de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e até 231 km/h de velocidade máxima.

Mercedes-Benz Classe C 2022
Mercedes-Benz Classe C 2022
Imagem: Divulgação

Também com o 1.5 sobrealimentado, o C 200 traz potência ampliada para 204 cv e também pode contar com um acréscimo de 20 cv com o modo overboost ativado. O torque no caso do C 200 é de 30,6 kgfm. Utilizando o overboost, o novo C 200 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 246 km/h. Sem a função que libera potência adicional, os números ficam em 7,5 segundos e 240 km/h, respectivamente. O C 200 também terá uma opção com o sistema de tração integral 4Matic. No catálogo com tração otimizada, a aceleração da imobilidade aos 100 km/h é reduzida para 7,1 segundos.

O motor 2.0, por sua vez, integra a versão C 300 e também traz opção de receber tração integral. O novo C 300 conta com 258 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, contando também com um acréscimo de 20 cv na potência se o motorista assim o desejar. Tanto o C 300 como o C 300 4Matic aceleram de 0 a 100 km/h em 6 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h.

Mercedes-Benz Classe C 2022
Mercedes-Benz Classe C 2022
Imagem: Divulgação

A marca alemã já anunciou que a nova geração do Classe C vai estrear, alguns meses após a chegada do sedã ao mercado europeu, sua configuração híbrida plug-in com o sistema de quarta geração da fabricante. Seu motor elétrico vai entregar, de forma isolada, 129 cv de potência e ele terá uma considerável autonomia na faixa de 100 km para rodar consumindo apenas eletricidade. A variante híbrida terá opções combinando o motor 2.0 turbo a gasolina bem como o 2.0 turbodiesel em mercados selecionados. 

A Mercedes adianta que o Classe C híbrido plug-in terá como um de seus destaques o alto desempenho. Com o torque máximo de 44,8 kgfm apenas do motor elétrico, tudo leva a crer que o Classe C híbrido plug-in de fato deverá entregar uma performance acima da média, com a vantagem dos baixos consumo e nível de emissões.

Mercedes-Benz Classe C 2022
Mercedes-Benz Classe C 2022
Imagem: Divulgação

Na parte interna, além do alto nível de acabamento que remete ao Classe S, o novo Classe C 2022 aposta alto na digitalização. O painel de instrumentos é uma tela de 10,25” ou 12,3” dependendo da versão, o qual ocupa a posição convencional logo a frente do motorista. A central multimídia, por sua vez, passa a ser uma tela vertical remetendo a um tablet. O aparelho terá uma tela padrão de 9,5”, porém será possível optar por uma versão ampliada de 11,9”.

O novo Classe C poderá ser encomendado a partir de 30 de março no mercado europeu e chegará aos concessionários da região no meio deste ano. Com o fechamento da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), onde o Classe C atual foi montado até o fim de 2020, o sedã renovado chegará importado ao país ao longo do quarto trimestre deste ano. O novo Classe C será produzido na Alemanha (Bremen), China (Pequim) e África do Sul (East London).

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!