Melhor da nova Renault Duster Oroch estará sob o capô

Picape receberá leves aprimoramentos visuais, porém o grande destaque vai para o conjunto técnico
Projeção de Kleber Silva para o facelift da Duster Oroch: mudanças em especial na dianteira

Projeção de Kleber Silva para o facelift da Duster Oroch: mudanças em especial na dianteira | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Como relatamos aqui no AUTOO, flagras recentes deixaram claro que melhorias para a Renault Duster Oroch estarão contempladas no atual ciclo de investimento da marca no país, que segue em curso até a metade do ano que vem.

É provável que a picape rival da Fiat Toro receba mudanças discretas na parte externa, com aprimoramentos em especial na dianteira, além de uma desejável atualização da cabine, com um painel mais moderno e remetendo ao Duster, SUV compacto renovado em 2020.

Como a concorrência no segmento vai crescer nos próximos anos, com a importação da Ford Maverick, por exemplo, confirmada para ter início a partir de 2022, a Renault pretende conferir para a Duster Oroch fôlego renovado para se manter competitiva frente às novas rivais.

Uma melhora considerável para a picape vai residir na conjunto técnico e mecânico.

Eficiência 

São fortes as notícias de bastidores de que a Renault vai aplicar na Duster Oroch renovada o motor 1.3 TCe, que fez sua estreia no Brasil no Captur 2022.

Equipado com turbo e injeção direta, o 1.3 TCe vai promover um enorme salto de eficiência para a Duster Oroch, em especial no que diz respeito ao desempenho.

Provavelmente a configuração do propulsor deverá seguir o observado no Captur, entregando até 170 cv e ótimos 27,5 kgfm de torque.

Se a Renault quiser “apimentar” ainda mais a competitividade da Duster Oroch, uma pedida muito interessante seria aplicar na picape o mesmo conjunto mecânico formado pela transmissão automática CVT e o sistema de tração integral, o qual figura no Kaptur russo.

A previsão é que a nova Duster Oroch fará sua estreia ao longo de 2022, provavelmente no decorrer do primeiro semestre. 

Atualmente a picape ainda é comercializada em seu ano/modelo 2021 e parte de R$ 96.900 na configuração Express 1.6. O catálogo mais caro, tabelado em R$ 102.900, é o Dynamique com motor 2.0 16V e câmbio manual 6 marchas. 

Se você gosta da proposta das picapes compactas-médias e deseja um modelo com um porte menor em relação à Fiat Toro, vale a pena aguardar a renovação da Renault Duster Oroch.

Projeção de Kleber Silva para o facelift da Renault Duster Oroch
Projeção de Kleber Silva para o facelift da Renault Duster Oroch
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG