Mercedes lança a Classe V, sua van de luxo

Capaz de levar até oito pessoas, modelo se aproxima do refinamento dos outros modelos da marca

Mercedes-Benz mostra o novo classe V na Europa | Imagem: Divulgação

A Mercedes-Benz inovou no segmento de vans de luxo com o lançamento da nova Classe V. Recheada, refinada e com capacidade para levar até oito adultos, a van traz elementos de alta qualidade encontrados antes apenas em modelos de outras categorias, como sedãs e esportivos.

Substituindo a Viano, a nova Classe V traz itens como tela multimídia colorida com a opção de mais duas para os viajantes dos bancos traseiros, além de bancos capazes de girar 180 graus (os da fileira do meio, criando uma espécie de sala para quem viaja atrás). A van ainda conta com portas corrediças, diversos porta-objetos, volante multifuncional e banco do motorista com ajustes elétricos (opcional).

Entre os equipamentos, o novo Classe V traz sistema de climatização com três zonas independentes, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão, controle de cruzeiro adaptativo, park assist, faróis inteligentes e até opção de câmeras com visão 360 graus.

Embaixo do capô encontra-se um propulsor de 4 cilindros com 2.1 litros, trabalhado de maneira a oferecer 3 diferentes opções de potência, dependendo da versão. A mais mansa delas começa com 136 cv, avançando para 163 cv e chegando a até 190 cv.

Veja também: Última Kombi fabricada no Brasil vai para a Alemanha

 A Classe V também é oferecida em três tamanhos. O menor deles tem mede 4,89 metros, mas existe uma versão alongada com 5,14 m e uma ainda maior, com 5,37 m. A companhia não informou o valor de cada versão, nem se elas virão ao Brasil (o que é improvável devido a falta de tradição do segmento no mercado nacional).