Mini mostra Clubman com seis portas

Conceito traz porta-malas com abertura vertical e abre mão da antiga porta suicida

Novo conceito da Mini é o primeiro projeto depois que o Cooper mudou de geração | Imagem: Divulgação

A Mini mostrou a terceira geração do Cooper no final do ano passado. Agora, a tradicional companhia inglesa apresentou a primeira variante baseada neste modelo, o Clubman Concept. Apesar de ainda ser um protótipo, o novo Clubman, em caso de vir a ser produzido em série, será feito sobre a plataforma MKIII.

E, baseando nas imagens divulgadas, pode-se prever que o modelo de fabricação em linha deve sair em breve, afinal o desenho do projeto parece estar bastante realista, próximo do que será o futuro novo Clubman.

Entre as novidades, a Mini enfim abriu mão da controversa porta suicida que havia no Clubman da geração anterior. Assim como Hyundai Veloster e a Fiat Strada de três portas, o modelo trazia um número de portas ímpar, sendo que uma delas com abertura ao contrário (a lá Rolls Royce).

Agora, o conceito do Clubman adota um funcionamento convencional, com quatro portas laterais, todas com aberturas convencionais. Para não deixar o novo projeto de todo usual, a fabricante britânica continuou com o porta-malas de abertura vertical, com duas portas. Tal funcionamento é prático, auxiliando na hora de colocar e retirar bagagens do compartimento.

O novo Clubman Concept ainda trás um novo aerofólio traseiro, conjunto óptico (agora horizontal na traseira), saídas de escapamentos duplas centrais, teto solar duplo no sentido do comprimento do carro e novas saídas de ar laterais.

Veja também: Hyundai mostra ousado conceito de SUV

Caso o funcionamento do porta-malas seja igual ao do modelo anterior, o Clubman deixará as portas traseiras, quando abertas, com uma exótica abertura na altura das lanternas.

O interior do conceito também traz novidades, como painel digital, novos bancos, console e alavanca de câmbio, entre outras mudanças em relação ao modelo de produção em série.

O Mini Clubman Concept estará no Salão de Genebra, evento que acontece na Suíça a partir da semana que vem. A Mini não confirmou quais são os possíveis propulsores a serem utilizados pelo novo Clubman, nem quando o modelo de produção em série surgirá oficialmente.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!