Minicarro elétrico da Toyota tem alcance de 100 km

Modelo iQ EV, com apenas 3,11 metros de comprimento, tem motor de 64 cv e atinge até 125 km/h

Toyota iQ EV | Imagem: Toyota

Pioneira no desenvolvimento de automóveis híbridos com o Prius, a Toyota agora entra no ramo dos carros elétricos. A marca apresentou nesta segunda-feira (24) em Tóquio, no Japão, o iQ EV, um minicarro para até quatro ocupantes e com motor de 64 cv e 16,6 kgfm de torque.

O modelo, porém, ainda não será vendido de forma convencional. Segundo a fabricante, 100 unidades do veículo serão vendidas em dezembro para autoridades governamentais e clientes especiais no Japão e Estados Unidos. Cada um custa US$ 46 mil, o equivalente a R$ 93.170 (livre de impostos).

Segundo a Toyota, que não economizou na modéstia, o iQ EV traz o “melhor motor elétrico do mundo” para acelerar do 0 aos 100 km/h em 14 segundos e até 125 km/h de velocidade máxima. Já a autonomia que as baterias de íon lítio proporcionam ao veículo gira em torno de 100 km. Para recarregá-las, basta conectar o carro à rede elétrica convencional por meio de uma tomada trifásica. O processo, de acordo com a montadora, leve de 3 a 8 horas, mas 80% da carga pode ser reposta em 15 minutos com um sistema especial de recarga rápida.

Baseado no iQ, uma espécie de rival da Toyota para o Smart Fortwo, o iQ EV tem apenas 3,11 metros de comprimento, 1,68 m de largura e 2,00 m de distância entre-eixos, por isso é mais adequado para transportar somente duas pessoas, apesar da capacidade para mais dois ocupantes na parte traseira.

Entre os equipamentos, os de maior destaque são o sistema de auxílio para partida em rampas (Hill Start), o painel de instrumentos totalmente digital e o ar-condicionado com controle remoto para acionamento a distância. Já a lista de itens de segurança inclui 9 airbags, freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!