Montadora russa Lada anuncia seu primeiro carro elétrico

Modelo baseado no hatch Kalina tem baterias para rodar até 150 km; carro atinge 130 km/h

Lada Kalina ganha motor elétrico | Imagem: Lada

Quem tem mais de 25 anos certamente se lembra dos carros da Lada no Brasil. Com a abertura do mercado nacional para importações de automóveis na década de 1990 um mar de modelos da marca russa desembarcaram no país, mas em 1997 o negócio foi suspenso. Mas a fabricante nunca cessou seus trabalhos.

Sabia que a Lada já tem até carro elétrico? É o “El Lada”, uma versão do hatch Kalina com motorização totalmente elétrica. A novidade é o destaque da marca no Salão de Moscou, na Rússia, que abre suas portas ao público nesta quarta-feira (29).

Veja mais: Uma volta de táxi elétrico por São Paulo

De acordo com a fabricante, o El Lada possui um pack de baterias de íon lítio montado no porta-malas e que permite ao veículo percorrer até 150 km sem precisar recarregar. A reposição da energia pode ser feita em tomadas trifásicas, que podem ser instaladas em residências, e o processo leva 8 horas até ser totalmente concluído. A Lada ainda afirma que o veículo pode atingir 130 km/h de velocidade máxima.

O carro, entretanto, ainda não será disponibilizado ao consumidor russo comum. Antes disso um frota do Lada elétrico será testada por taxistas da região de Stavropol, na região sudoeste da Rússia. Segundo a montadora, o primeiro lote será entregue até o último trimestre de 2012. Cada unidade do El Lada custa o equivalente a R$ 67.615, conforme comunicado da empresa.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!