Motor 1.3 turbo da Renault deverá atuar em conjunto com câmbio CVT no Brasil

Propulsor é cotado na estrear no novo Duster a partir do segundo semestre do ano que vem
Renault Duster 2018

Renault Duster 2018 | Imagem: Divulgação

Uma notícia de bastidores que surgiu entre a mídia especializada europeia também pode se mostrar relevante para nós aqui no Brasil.

De acordo com veículos de diversos países, o Renault Arkana, até então previsto para mercados como Rússia, Coreia do Sul, entre outras nações emergentes, deverá chegar ao mercado europeu em 2021. O modelo até foi cogitado para o Brasil, mas, ao que tudo indica, a Renault não deverá mais nacionalizar o SUV.

O que é interessante ao analisarmos os palpites dos europeus, é que o Arkana está previsto para estrear por lá trazendo o motor 1.3 TCe turbo sob o capô e trabalhando em conjunto com uma transmissão automática CVT.

O propulsor em questão é o mesmo que a Renault vai produzir aqui no Brasil em breve para equipar a segunda geração do Duster. O motor, que foi desenvolvido pela Renault em parceria com a Daimler (empresa responsável pela Mercedes-Benz), será acrescentado à gama do SUV a partir do segundo semestre de 2020.

Até o momento restava a dúvida se a Renault iria oferecer o Duster 1.3 turbo no Brasil com uma transmissão de dupla embreagem de apelo mais esportivo – assim como a Mercedes-Benz faz com a geração mais recente do Classe A – ou a marca escolheria priorizar o menor consumo de combustível, para tanto optando pela transmissão CVT. As informações provenientes da Europa deixam mais claro qual será a escolha da Renault.

Vale a pena destacar que o renovado Duster 2021 estreia por aqui ainda nos primeiros meses do ano que vem em versões com câmbio automático CVT ou manual, ambos trabalhando com o motor 1.6 SCe. A configuração turbo, que chega ao mercado até o fim de 2020, também deverá oferecer sistema de tração integral, um diferencial interessante para o modelo na categoria.

O compacto motor 1.3 TCe, com turbo e injeção direta, revelado na edição 2018 do Salão de Genebra
O compacto motor 1.3 TCe, com turbo e injeção direta, revelado na edição 2018 do Salão de Genebra
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!