Renault Arkana não será oferecido no Brasil

Informação foi revelada por colunista do Autoo; saiba mais detalhes
Renault Arkana 2020

Renault Arkana 2020 | Imagem: Divulgação

Era para ele se destacar com uma proposta ousada no mercado brasileiro: trazer para o segmento de SUVs médios nacionais a opção mais arrojada dos “SUVs-cupê”, receita que faz sucesso entre os automóveis premium de marcas como BMW e Mercedes-Benz. Porém, como revelou nesta semana o jornalista Fernando Calmon em sua coluna publicada no Autoo, o Renault Arkana tornou-se inviável para uma eventual produção no Brasil.

Segundo Calmon relata, o que afastou a possibilidade de produção local do Renault Arkana foi a questão do custo elevado que a novidade teria aqui. De fato, ao verificarmos as especificações do Arkana revelado na Rússia, mesmo pertencendo a uma marca generalista como é o caso da Renault ele traz algumas soluções que de fato resultam em um valor final mais caro, como a presença de tração integral e o próprio visual do SUV em si, que traz formas muito trabalhadas e que naturalmente oneram consideravelmente o custo de produção ao exigir ferramentas e processos mais refinados.

O jornalista destaca, contudo, que a Renault de fato chegou a considerar a nacionalização do Arkana, porém, pelos fatos relatados anteriormente, a empresa reconsiderou a estratégia. Com isso, até o momento a produção do SUV com ares de cupê ocorrerá somente na Rússia e Coreia do Sul. É uma pena, uma vez que um modelo mais original como é o caso do Arkana poderia estimular as concorrentes a apostar em veículos diferenciados dentro de um dos segmentos mais procurados hoje em dia no mercado brasileiro.

Se o Arkana seria caro demais para a realidade brasileira e o segmento de SUVs médios locais, quem sabe abre-se uma brecha para uma eventual nacionalização do Triber, uma interessante minivan que a Renault lançou recentemente na Índia e mostra-se muito interessante para mercados emergentes como é o caso do Brasil. Com 3,99 m de comprimento, o modelo acomoda até 7 pessoas e conta com altura em relação ao solo semelhante ao de um SUV compacto. Vamos aguardar para saber quais serão as próximas movimentações da Renault por aqui.

 

Renault Arkana 2019
Renault Arkana 2019
Imagem: Divulgação

 

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!